Reunião discute andamento de convênios entre prefeitura e estado

Os convênios firmados entre a prefeitura e o governo do estado foram tema de uma reunião nesta terça-feira (12), no Paço Municipal. Participaram do encontro o prefeito Olavio Falchetti, o vice Akilson Machado, o secretário de Governo Matheus Madeira e o secretário de Desenvolvimento Regional Jairo Cascaes.

Este foi o primeiro encontro oficial entre o prefeito e o secretário regional desde a posse de Jairo. O secretário regional se colocou à disposição para auxiliar o município nos projetos que estão cadastrados junto ao governo do estado e acompanhar o andamento dos convênios já firmados e de outros que devem vir a ser assinados entre as duas esferas governamentais.

Jairo também trouxe ao prefeito um relatório sobre a situação financeira dos convênios firmados para a construção da Arena Multiuso, para a pavimentação de quatro ruas, construção da pista de skate e instalação das academias ao ar livre. Ele ainda trouxe novidades sobre o Fundam e da Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24h. “O governador Raimundo Colombo esteve em Tubarão na sexta-feira e conversei com ele sobre a UPA. Ele reforçou o compromisso de dar seguimento à obra, no entanto, devido à legislação eleitoral não é possível fazer um novo convênio agora. Desta forma, vamos adiantando as questões burocráticas para logo após a eleição dar sequência na assinatura de um novo convênio para concluir a obra”, afirma Jairo.

Em situação semelhante estão os recursos do Fundam. Tubarão deve receber R$ 3,2 milhões também após a eleição. “No estado todo, só 10% dos recursos foram liberados. A expectativa é que após o período eleitoral, mais verbas sejam destinadas aos municípios”, explica Jairo.

O secretário também trouxe informações a respeito do andamento das obras da ponte de Congonhas, entre Tubarão e Jaguaruna, que é de responsabilidade do estado. Segundo Jairo, a empresa que elaborou o projeto, a Iguatemi, deve apresentar o novo cálculo do estaqueamento utilizando as estacas armadas em substituição as comuns, uma vez que a profundidade no lado de Jaguaruna é superior ao aferido na sondagem.

“O encontro foi bastante positivo. Também estamos à disposição do estado. Estamos acompanhando com muito interesse o andamento da obra da ponte de Congonhas e aguardamos com bastante expectativa que um novo convênio para a UPA seja firmado, já que o governador reiterou o compromisso dele em destinar recursos para a conclusão da obra”, afirma Olavio.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT