Vacinas estão disponíveis para pecuaristas

Os pecuaristas de Tubarão já podem imunizar os rebanhos contra as clostridioses e a raiva dos herbívoros. A vacinação será realizada seguindo os mesmos procedimentos da campanha anterior. O objetivo do trabalho é reduzir os casos de morte súbita em animais herbívoros.

Segundo a veterinária da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Alda Leitão, é necessário pegar uma autorização antes de retirar a vacina. “Os interessados devem procurar o setor de agricultura da secretaria de Desenvolvimento Econômico para pegar a autorização de retirada da vacina. Com a autorização em mãos é só se dirigir ao balcão da Copagro”, afirma Alda.

Atualmente Tubarão possui um rebanho de cerca de 28 mil cabeças. A imunização deve ser feita uma vez ao ano e garante a sanidade do rebanho, bem como a qualidade da carne e do leite produzidos. Caso o animal seja infectado, não há tratamento e o mesmo deve ser abatido. A gratuidade da vacina é para pequenos produtores. “Para evitar prejuízos, a vacinação é o melhor caminho, pois é também a única forma de prevenir as clostridioses e a também a raiva”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira de Souza.

A autorização para pegar as doses (que serão entregues conforme a quantidade de animais que cada pequeno pecuarista possui) deve ser retirada de segunda a sexta, das 13h às 17h, na Coordenação de Agricultura, localizada na rua Dr. Otto Feuerchuette, 380, Vila Moema (ao lado da Câmara de Vereadores).

Outras informações podem ser obtidas no telefone 3628-4302, com Alda ou Clair.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT