Cursos qualificam mais de 170 pessoas

A qualificação profissional nunca esteve tão próxima dos tubaronenses. Por meio do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) foram efetuadas 172 matrículas em cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente somente este ano em Tubarão. O programa é uma parceria entre o governo federal, prefeitura, Senac e Senai.

São mais de 500 opções de cursos oferecidos em áreas como construção civil, serviços, hotelaria, comércio, bares e restaurantes, cuidador de idoso, operador de computador, eletricista e auxiliar administrativo. Para este ano, foi pactuado a oferta de 285 vagas para o Pronatec em Tubarão.

“Os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica. O aluno recebe todo o material escolar e didático, além da assistência estudantil, que consiste em alimentação e transporte ou de recursos para custeá-los. Ao proporcionar qualificação profissional, o Pronatec aumenta as possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, explica a assistente social responsável pelo programa Gislaine Marcelino.

Ainda na noite desta terça-feira (22), duas turmas se formarão no curso de costura industrial.

Pesquisa de interesse é entregue

Entre os meses de junho e julho o município realizou 7.000 visitas ao público-alvo do Pronatec. As visitas foram realizadas através de agentes comunitárias de saúde que efetuaram pesquisas de interesse sobre os cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa.

O relatório da pesquisa foi entregue em evento realizado nesta segunda-feira (21), no Salão Nobre da Unisul, onde as agentes comunitárias relataram a experiência de colaborar com a divulgação dos cursos. Os dados da pesquisa serão divulgados na próxima semana.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT