Mais duas academias são entregues

As duas academias instaladas nas beira-rios foram entregues oficialmente às comunidades na tarde desta quarta-feira (9). As estruturas fazem parte da primeira fase do projeto de academias ao ar livre.

Uma das academias está instalada na rua Marechal Deodoro, próximo à funerária Santa Terezinha. Já a outra estrutura está na beira-rio na margem esquerda, na avenida José Acácio Moreira, próxima à ponte do Morrotes. Nesta quarta-feira, também foi realizado ato de entrega da academia da praça Osvaldo Pinto da Veiga, a praça do antigo Angeloni.

O projeto das academias é uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura e foram investidos R$ 61.122,60, deste montante, 70% é recurso estadual e 30% contrapartida do município. Outras 20 academias serão instaladas em breve. Para definir os locais, a prefeitura levou em consideração as reivindicações das comunidades durante as assembleias do Orçamento Participativo.

Para a educadora física Fernanda Costa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Nasf Norte, as academias são um incentivo à prática de atividades. “Os exercícios físicos são importantes como prevenção a uma série de doenças, bem como uma boa alimentação. As academias tem como objetivo facilitar o acesso da população a uma série de exercícios que são comuns em academias de ginástica, mas que nem sempre as pessoas tem condições de frequentar”, observa Fernanda.

Os aparelhos são de fácil utilização. Em todas as academias há placas indicando como praticar os exercícios. “É importante antes de começar a se exercitar, fazer um alongamento, também é necessário fazer isso após a prática. Outra sugestão é mesclar estas atividades com outras, como a caminhada, pois os aparelhos tem como objetivo a melhoria do tônus muscular. Os praticantes também devem ficar atentos à velocidade do exercício. Os aparelhos são para atividades moderadas”, explica a educadora física.

Durante os atos de entrega das academias, profissionais do Nasf fizeram demonstrações de como utilizar os equipamentos. No período da tarde, o educador físico Daniel Souza fez também atividades de alongamento com os participantes da solenidade

O prefeito Olavio Falchetti agradeceu o apoio e o empenho de todos os envolvidos no processo de convênio e instalação das academias. “A população já está utilizando os equipamentos e isso se refletirá em melhorias para a saúde dos praticantes. Em breve, vamos instalar mais 20 academias”, adianta o prefeito. O secretário de Desenvolvimento Regional Estener Soratto da Silva Jr. e os vereadores Joel de Almeida, o Joel da Farmácia, Edson Firmino, Beth Xuxa e Nidal Mashini também participaram das solenidades realizadas na tarde desta quarta-feira.

Nesta quinta, será a vez da comunidade do São Cristóvão receber a academia. Os equipamentos estão instalados na praça ao lado da igreja. A solenidade está marcada para as 16h30. As outras três academias desta primeira etapa serão entregues na sexta-feira: Humaitá/Caic (10h30); São Martinho (16h30) e Passagem (17h30).

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT