Gestores do município prestigiam inauguração da reforma e ampliação da UTI neonatal e pediátrica do HNSC

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) realizou, nesta quarta-feira (9), uma solenidade para marcar a inauguração da reforma e ampliação da UTI neonatal e pediátrica. O prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social André Fretta May prestigiaram o evento.

 

Com o apoio de 22 doadores, empresas e pessoas físicas, que destinaram mais de R$ 500 mil para o projeto “Nas Mãos de Quem Ama – Fase 1”, aprovado em 2018 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tubarão, o HNSC conseguiu viabilizar a reforma e adequação da Área de Apoio da UTI Neonatal e Pediátrica, contemplando 133, 13 metros quadrados distribuídos nos seguintes ambientes: vestiário para os colaboradores; copa colaboradores; DML; sala de reuniões; rouparia; copa de distribuição; estar colaboradores; depósito de equipamentos; quarto plantonista 1 e 2.

 

“Importante destacar a participação comunitária que é o espírito desse hospital. Ao longo de sua história centenária, a comunidade, especialmente empresas cidadãs e comprometidas, sempre teve um enorme carinho com a instituição que é a maior estrutura hospitalar de Santa Catarina”, lembrou o prefeito Joares.

 

Em função da complexidade do serviço oferecido pela UTI Neonatal e Pediátrica do HNSC, tornou-se necessário o faseamento do projeto em 4 etapas para garantir que os atendimentos não sejam interrompidos e assegurar, sobretudo, a qualidade e segurança dos neonatos, crianças e adolescente durante o tratamento. Pretende-se ampliar de 12 para 20 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, após a conclusão de todas as fases do projeto.

 

O projeto “Nas Mãos de Quem Ama” beneficiará diretamente ao ano 4.380 recém-nascidos, 1.460 crianças e adolescentes e no mínimo 276 famílias. E indiretamente cerca de 189 mil crianças, provenientes dos 45 municípios da região sul do Estado de Santa Catarina.


A Fase 2 do projeto estará em captação até o dia 31 de dezembro deste ano e irá adequação e ampliar os leitos de UTI Pediátricos, com intervenção nas seguintes áreas: sala de espera, depósito de equipamentos, salão UTI pediátrico, banheiro para acompanhantes, sala coordenação, sala de atendimento. A execução desta fase tem previsão de iniciar no próximo ano.


O projeto ainda contempla a Fase 3 que prevê a reforma e adequação da área de circulação e acessos, totalizando 202,04 m² e a Fase 4 que contempla a readequação e ampliação dos leitos de UTI Neonatais, totalizando uma área de 357,62 m². Ao final de todas as etapas, previstas para finalizar em 2027, a nova estrutura garantirá além da ampliação dos leitos, um ambiente ainda mais seguro e acolhedor para a criança hospitalizada, valorizando as práticas de assistência do cuidado humanizado preconizados pelo Hospital e incentivando a participação da família no processo de recuperação da criança.