Baixa procura da vacina contra a Covid-19 é motivo de preocupação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue no município, mas nem toda a população vacinável  recebeu o imunizante.

 

Em Tubarão, 93,72% dos moradores foram imunizados com as duas doses. Se tratando da primeira de reforço, 84,34% das pessoas de até 60 anos receberam o imunizante, bem como 64,32% das crianças de até 12 anos de idade. A porcentagem do segundo reforço é de 49,49%, para pessoas de até 60 anos, e 27% para a população de até 25 anos.

 

Entre os adolescentes de 12 a menores de 18 anos de idade, 82,27% foram vacinados com as doses primárias, e, somente 21,77% dos menores de 17 anos receberam o primeiro reforço. A preocupação maior é em relação ao público infantil, já que somente 5,52% das crianças com 5 anos de idade, ou menos, receberam a primeira dose da vacina, e 2,26%, a segunda.

 

É importante destacar, que a vacina é a única forma de prevenção e proteção contra o vírus, e deve ser tomada por todos para que não surjam novas ondas que propaguem maior disseminação do vírus. “É fundamental que as pessoas atualizem os esquemas vacinais com as doses de reforços e também que as crianças se vacinem, para interromper a cadeia de transmissão, reduzir o número de hospitalizações, casos graves e óbitos. A COVID-19 é uma doença que tem como prevenir por meio da vacina e tem impacto tão relevante na mortalidade infantil como de outras doenças que são preveníveis por meio da vacinação, como sarampo, caxumba, rubéola, dentre outras”, ressalta a coordenadora de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Shaiane Salvador.

 

Vale lembrar ainda, que é possível receber o imunizante na Sala Central da Policlínica, das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), perante agendamento prévio e no ônibus do programa Saúde Mais Perto de Vocês, conforme cronograma.