Hemosc de Tubarão alerta sobre estoques baixos de sangue

O Banco de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em sua unidade localizada em Tubarão, alerta que os estoques estão baixos, principalmente nos grupos A e O.

 

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis, ambos portando documento, mas podem doar normalmente. Também devem pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, além de outros itens indispensáveis.

 

Vale ressaltar, a pessoa não pode doar se estiver com sintomas como tosse, dor de gargante, gripe/resfriado, apresentar algum tipo de reação alérgica, lesão de pele, afta ou herpes, além de outros requisitos, que podem ser conferidos na íntegra abrindo galeria de imagens desta matéria.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Este percentual está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), porém o Ministério trabalha para aumentar este índice.

 

O Hemosc de Tubarão atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na rua Santos Dumont, Centro. Mais informações pelos números de telefone: (48) 3444-7410 e (48) 3444-7414.