Programação do Outubro Rosa chega ao fim

Outubro é marcado anualmente pelas campanhas para as mulheres, para compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. Em alusão ao Outubro Rosa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), promoveu uma série de eventos pelo município.

 

Entre esses eventos, foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), rodas de conversa com o médico ultrassonografista Dr. Mário Caporal, para conscientizar sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. A última, foi realizada nesta quarta-feira (26), no Salão Paroquial da Capela Santa Luzia, localizada no KM 60.

 

Ao todo foram oito rodas de conversa ao longo mês. Além das palestras, foi realizado no Farol Shopping a exposição de fotos “Mulheres Vencedoras”, uma solenidade em parceria com a FMS e a Eco Clínica, atrações culturais, Caminhada Outubro Rosa pelas ruas do município e o tradicional Chá Cor de Rosa, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

As UBS estiveram abertas em alguns horários noturnos para realização do exame citopatológico de câncer de colo de útero e de mamografia.

 

Vale destacar que o exame preventivo, como é chamado popularmente, pode ser feito durante todo o ano, previamente agendado.