Serviço de atualização imobiliária, georreferenciamento, está em andamento na região do Km 60

Serviço contratado pela prefeitura para atualização da quantidade de imóveis no município, o georreferenciamento, está em andamento na região do Km 60. Os cadastradores da empresa responsável pelos trabalhos fazem as medições prediais e os registros fotográficos de 20 mil imóveis por toda a cidade para que a planta imobiliária tenha uma renovação o mais próxima possível da realidade.

 

A atualização cadastral é feita pela empresa Geomais Geotecnologia, contratada via licitação. Inicialmente, são feitos os registros aéreos de 55 mil imóveis que são comparados à última planta da secretaria de Fazenda. A partir daí, é feita uma comparação que aponta os novos imóveis e as edificações e que são visitadas pelos cadastradores.

 

Já foram cadastrados quase 11 mil imóveis desde o mês de abril, quando teve início o georreferenciamento. O serviço de campo dos 20 cadastradores se baseia na medição predial e registro fotográfico do espaço, além do preenchimento de um questionário simples sobre o imóvel.

 

“É uma visita simples, mas de grande importância para a atualização imobiliária. Os nossos cadastradores usam colete amarelo, têm crachá de identificação e atuam sempre em dupla para executar esse levantamento. Não são perguntadas questões pessoais dos moradores como renda ou ocupação profissional”, destaca o coordenador de campo da Geomais, Vanderson Luís Fruet.

 

A visita de cada dupla de cadastradores para as medições e preenchimento de um check list com 15 sub itens não demora mais que 30 minutos. Depois da região do Km 60, o serviço passará para a região do Km 63 e São João Margem Esquerda.

 


Como funciona o serviço do georreferenciamento

 


– As duplas de cadastradores visitam os imóveis cujas edificações não constam na planta do município, se identificam e pedem licença aos proprietários dos para fazer as medições e fotos do local;

 

– Cada cadastrador veste um colete, da cor amarela, e porta uma credencial de cordão no pescoço com nome e fotografia da pessoa que está a serviço da Geomais Geotecnologia. Eles também carregam uma prancheta para anotações dos formulários, uma trena e um aparelho de laser para as medições das identificações e telefone celular para os registros fotográficos;

 

– Não são feitas aos moradores perguntas pessoais como renda, escolaridade ou ocupação profissional;

 

– Caso não encontrem os moradores/proprietários em casa, os cadastradores deixam no local uma notificação com instruções para que os mesmos enviem por mensagem de whatsapp algumas informações que seriam coletadas na visita;

 

– Em caso de dúvidas da população sobre o serviço ou sobre a visita dos cadastradores a população pode buscar esclarecimentos nos telefones (48) 99911-4897 (Vanderson Luís Fruet, coordenador de campo da Geomais Geotecnologia), 3621-9832 secretaria da Fazenda ou 3621-9800 no Facilita Tubarão.