Chefs renomados confirmam presença no 3° Festival Gastronômico e Cultural de Tubarão

Criar conexões por meio de experiências inéditas e memoráveis. Este é o objetivo do 3° Festival Gastronômico e Cultural de Tubarão, que acontecerá do dia 12 a 27 de novembro. A iniciativa, além de contar com a participação de 11 restaurantes locais, terá a presença de chefs de cozinha renomados, para integrar a vivência do “restaurante sem paredes”, no Museu Ferroviário.

 

Camilo Vanazzi, Amanda Grezzana e Rubens Salfer são uma das grandes novidades do Festival Gastronômico e Cultural de Tubarão de 2022. Junto à tradição do circuito tradicional pelos restaurantes participantes, serão realizados três almoços organizados entre as locomotivas, com a participação dos grandes chefs, no Museu Ferroviário.

 

O evento, realizado pelo Sebrae/SC, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Associação Empresarial (Acit) de Tubarão, iniciou em 2020, em meio a pandemia do coronavírus. A cada ano, as edições são inovadas com foco no desenvolvimento econômico, cultural, gastronômico e turístico do município. O intuito é contribuir para que a região possa se consolidar como destino turístico e de excelência na gastronomia.

 

A temática “Uma viagem pelos Sabores e Cultura de Tubarão, a bordo do Trem Rubi” deste ano, traz um conceito pioneiro em Santa Catarina. Todos os pratos produzidos pelos restaurantes, representarão a memória ferroviária da cidade, preservada no museu da cidade.

 

“É uma oportunidade única para o Sul de Santa Catarina conseguir atrair grandes olhares. Tubarão está sendo ousado em apostar nessa programação, com profissionais de alto nível, menu especial que contará com sequência e pratos, entrada, prato principal e sobremesas, e no meio de locomotivas. São 11 empresários acreditando nesse projeto e colocando a mão na massa”, destaca a Consultora em Turismo do Sebrae, Luciana Thomé.

 

Para o coordenador do Núcleo de Gastronomia da Acit, Felipe Pinelli, o 3° Festival Gastronômico e Cultural de Tubarão já é considerado a edição mais especial, pois desta vez, liga dois grandes conceitos: gastronomia e cultura.

 

“Estamos mostrando para as pessoas um grande diferencial e trazendo hábitos novos. Queremos que as pessoas de Tubarão e região conheçam novas culturas por meio da história da cidade e menus saborosos, e tudo isso, através de um relacionamento criado ao sentar na mesa. Sem dúvidas, é uma grande inovação”, explica Pinelli.

 

Sobre os chefs

 

As três datas que contarão com a presença dos chefs renomados no 3° Festival Gastronômico e Cultural de Tubarão, são 13, 20 e 27 de novembro. Os profissionais serão responsáveis por auxiliar os donos dos restaurantes em suas criações próprias, nos menus que valorizarão os ingredientes locais e regionais.

 

O primeiro domingo, dia 13, contará com a presença de Camilo Vanazzi. O chef executivo do Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, é natural do Rio Grande do Sul e mestre em História e Cultura da Alimentação pela Universidade François Rebelais de Tours, na França. Atuou no time do francês e tem três Estrelas Michelin do La Cote Saint Jacques en Bourgogne. Além disso, já trabalhou em Fiji, Itália e Portugal.

 

“Para mim, é um privilégio poder fazer parte de um evento gastronômico tão inusitado e inovador, dentro de um museu ferroviário. Com certeza esse projeto dará uma grande amplitude não só para Tubarão, mas também para os produtos e chefes locais. Será um mês de grande relevância para a região”, enfatiza Vanazzi.

 

Amanda Grezzana fará parte do segundo domingo, dia 20, também contemplando os chefs locais com o seu conhecimento. Nascida na Serra Gaúcha, a profissional é formada como Chef Internacional e Chef Pâtissier, e trabalhou na Europa, se especializando em técnicas francesas. Em 2019 foi semifinalista no Reality Show da Rede Globo, Mestre do Sabor.

 

Já no domingo do dia 27, quem contribuirá com a equipe dos chefes na produção de menus dentro do Museu Ferroviário de Tubarão, será Rubens Salfer. O catarinense, de Joinville, cursou Gastronomia na Univalli e trabalhou na Europa, tendo destaque na cozinha do Chef 3 Estrelas Michelin, Michel Gérard. Especializou-se em Gestão e Administração de Restaurantes no renomado Basque Culinary Center, e atualmente é chef executivo do D.O.M, 2 Estrelas Michelin no Brasil.

 

Os restaurantes

 

Amarillo Bistrô; Armazém & Bistrô João Nicca; Bistrô do Bepe; Black Cave; Casa do Doce; Céu da Boca; HaiBier; Immigrato Ristorante&Emporio; Hotel Sandrini; Nonna Siça Pizzaria e Scatolla Cozinha Italiana, são os restaurantes inclusos na 3ª edição do FGT. Os chefes locais serão responsáveis pela preparação do menu saboroso, recheado de opções e pratos inéditos.

 

Informações: Letícia Ortolan/NZBT Comunicação.