Profissionais de quatro áreas participam de capacitação para atendimentos da escuta especializada

Profissionais da Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social de Tubarão participaram, nesta terça-feira (5), de uma capacitação para atendimentos da Escuta Especializada, serviço destinado às crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica ou sexual.

 

A capacitação ocorreu no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva e foi ministrada pelo assessor de políticas públicas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Guilherme Cecheleiro. Pela Lei da Escuta Especializada, que está em fase de implantação em Tubarão, todos os profissionais devem conhecer os fluxos de atendimento, bem como estarem preparados para intervir de forma correta nos casos de violação aos direitos das crianças e adolescentes amparados.

 

Quando estiver em funcionamento, a escuta especializada será feita na Saúde, Cultura, Educação e Assistência Social por profissionais capacitados e designados pelos gestores de cada pasta.

 

O serviço:

 

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, com o objetivo de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

 

A Lei:

 

Lei 13.431/17. Art. 7º: Escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.