Livro com crônicas de Antonieta de Barros é apresentado no município

O livro Antonieta de Barros – Crônicas Selecionadas, que será lançado no próximo dia 11 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi apresentado nesta segunda-feira (4) ao prefeito Joares Ponticelli.


A obra de 150 páginas, que reúne crônicas escritas pela ex-deputada entre 1929 e 1952, foi idealizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), presidido atualmente pelo gerente de Atendimento do Facilita Tubarão Felipe Felisbino. O ex-presidente do CEE/SC Osvaldir Ramos foi quem apresentou o livro ao prefeito no Paço Municipal. O presidente da Fundação Unisul e conselheiro do CEE Sebastião Salésio Herdt prestigiou a entrega de dois exemplares da obra que foi editada e impressa pela Alesc.

 

A pesquisa da obra, já traduzida para o português contemporâneo, foi feita pelo escritor tubaronense Ramires Linhares. Os textos foram publicados na época nos jornais O Estado, O Idealista, República e Folha Acadêmica.

 

Após o lançamento no plenarinho da Alesc, os livros serão disponibilizados para as escolas estaduais.

 

“O livro foi concebido para que sirva de apoio pedagógico em sala de aula para os professores de Língua Portuguesa”, destaca Felipe Felisbino.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, a obra ajuda a manter viva a bela história da primeira deputada de Santa Catarina.

 

“Antonieta de Barros foi uma personagem de extrema importância para a história do nosso Estado, pois sendo pobre, professora e negra se tornou a primeira mulher a chegar à Alesc. É justo que o nome dela seja sempre lembrado em obras como essa para que sirva de inspiração e exemplo para outras pessoas”, destacou o prefeito.