Voluntárias dos grupos de idosos preparam trabalhos para o próximo mês

As voluntárias dos Grupos de Idosos se reuniram, nesta terça-feira (28), na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), para o repasse de informações acerca dos trabalhos socioeducativos que se desenvolveram no decorrer deste mês e que terão continuidade em julho – onde vão trabalhar a história de vida de cada participante.

 

O encontro contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Celina Luci Lazzari, que participou de uma roda de conversa para conhecer os trabalhos desenvolvidos no programa Oficinas da Sabedoria. “Foi bastante interessante conhecer as voluntárias, pois são mulheres que estão conduzindo trabalhos nos seus bairros, com muita disposição. Ficou muito nítido o quanto esse trabalho cria laços, contribui para a saúde mental dos idosos, e que vai muito além das atividades recreativas, pois são momentos de conexão e trocas”, avaliou Celina, que ainda agradeceu a coordenação e a equipe pela oportunidade aberta ao conselho e que proporcionou uma troca com as mulheres voluntárias, admiráveis, fortes e solidárias do grupo.

 

A assistente social Katia Bressan, coordenadora do Setor de Grupos, enfatizou o trabalho realizado durante o Junho Violeta – Sensibilização de Enfrentamento da Violência contra as Pessoas Idosas, quando a equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) realizou palestras sobre o tema nos bairros pré-agendados.

 

Marley Folchini, também coordenadora do Setor de Grupos, salienta que o programa Oficina da Sabedoria tem como objetivos desenvolver ações que valorizem as pessoas idosas cadastradas no Setor de Grupos, através da convivência grupal, procurando desenvolver o resgate da cidadania e dos seus direitos, bem como do seu potencial criativo e produtivo na busca da qualidade de vida. “Realizamos os trabalhos junto com todas as Políticas Públicas do Município de atendimento ao segmento Idoso e Controle Social”, destaca Marley.

 

Atualmente o programa conta com 26 voluntárias, cada uma em um bairro, com encontros semanais, das 14 às 17 horas, com participação de 10 a 35 idosos por grupo.