Segunda dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para maiores de 40 anos começa a ser aplicada em Tubarão nesta terça-feira (21)

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) que as pessoas com 40 anos de idade ou mais devem procurar as unidades de saúde para tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, como forma de aumentar a proteção da população frente o aumento de casos no país visto nos últimos dias.

 

 

A aplicação deste segundo reforço para todas as pessoas com 40 anos de idade ou mais, vale para qualquer esquema vacinal que a pessoa tenha tomada no esquema primário, ou seja, independente se foi vacinado com AztraZeneca, Coronavac ou Pfizer, da mesma forma o primeiro reforço.

 

 

É importante observar, entretanto, o intervalo mínimo para este segundo reforço, que é, obrigatoriamente, de no mínimo quatro meses após o primeiro reforço (REF).

 

 

Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer (mRNA). Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o reforço.

 

 

As vacinas a serem utilizadas para o segundo reforço deverão ser das plataformas de mRNA (Comirnaty/Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

 

 

Em Tubarão, o segundo reforço da vacina pode ser tomado na Central de Vacinação da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30, ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, sob agendamento prévio.