Educação Financeira é tema de atividades desenvolvidas na rede municipal de Ensino

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o número de brasileiros endividados chegou a um novo recorde em abril de 2022: 77,7% fecharam o mês com alguma dívida. O percentual, de acordo a entidade, é o maior da série histórica iniciada em 2010. A dívida muitas vezes é decorrente da falta de planejamento e de noções básicas de educação financeira.

 

 

A educação financeira é o processo em que os indivíduos e as sociedades melhoram a compreensão sobre conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas adequadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar.

 

Na rede municipal de Ensino, de Tubarão, Educação Financeira é tema recorrente nas unidades escolares, ensinado de forma prática, com linguagem leve e adequada à realidade, para promover o entendimento dos alunos de diversas faixas etárias.

 

Nesta semana, na escola Faustina da Luz Patrício, foram desenvolvidos com as turmas do 1º ao 5º Ano, atividades com os temas “De onde vem o dinheiro? e Banco e o Supermercado, por meio dos quais foram abordados temas como orçamento familiar, planejamento financeiro, controle de gastos, promovendo um entendimento de como o dinheiro, as dívidas e a poupança funcionam.

 

Nas aulas, recursos com dinheiro (falso), folhetos de preços e produtos, lista de compra e vídeos são usados para estimular o aprendizado.