Ações durante a semana marcam o 18 de maio

Ainda que reduzido em virtude dos atendimentos que são prestados às famílias atingidas pela cheia do Rio Tubarão no início do mês, o cronograma de ações que marcam este 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por parte da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), foi extenso.

 

O chamado Maio Laranja foi marcado por atividades desenvolvidas pelo Centro de Assistência Especializada em Assistência Social (CREAS) com grupos de famílias atendidos no local durante esta semana.

 

No dia 16, houve o encontro realizado diretamente com crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência, seja física, psicológica, sexual ou por negligência.

 

No dia seguinte, foi a vez do encontro com os familiares adultos das famílias atendidas pelo CREAS, quando algum membro destas famílias tenha tido algum direito violado. “O objetivo destes encontros é informar sobre a prevenção e a proteção do abuso sexual, para que possamos juntos identificar e combater essa violência”, comentou a coordenadora do CREAS, Cris Maciel.

 

O Município encontra-se organizado para combater e enfrentar este tipo de violência por meio de suas políticas públicas de saúde, educação e assistência social, usadas em conjunto com outros órgãos e entidades parceiros, como as delegacias, o Ministério Público e o Conselho Tutelar.

 

Em caso de suspeita de situação que envolva abuso sexual contra uma criança ou adolescente, denuncie pelos canais:

 

– Conselho Tutelar: Rua Freire Leão, 303, Vila Moema – (48) 3626-4998 / 9 8829-5060 (plantão)

 

– Delegacia Especializada – DPCAMI – Rua Altamiro Guimarães 864, Centro

 

– Disque 100 – pelo seu telefone, fixo ou celular