Entregue a ordem de serviço para pavimentação da rua Teodoto Tonon

A pavimentação asfáltica da rua Teodoto Tonon foi autorizada nesta quinta-feira (7), quando o prefeito Joares Ponticelli entregou a ordem de serviço para a empresa JR Construções e Terraplanagem. A obra terá um custo de R$ 3.171.506,58, com recursos de R$ 2,3 milhões por parte do Governo do Estado através do Plano 1000 e o restante em recursos próprios do município.

 

O ato de entrega da ordem de serviço na Sala de Atos da Prefeitura reuniu a imprensa, vereadores e familiares de Teodoto Tonon – imigrante italiano que se destacou na economia tubaronense à época como pecuarista e comerciante. Entre eles, o ex-prefeito Miguel Ximenes de Melo Filho, Teodoto José Tonon e Isaac Tonon, todos netos do homem que dá nome à rua.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, a pavimentação será responsável por uma grande mudança no trânsito da região leste da cidade. “Boa parte do trânsito da estrada geral da Madre e da rua Tenente João Luiz Maus, vias de áreas em forte expansão imobiliária, vai utilizar a rua Teodoto Tonon após a pavimentação. Essa é uma obra que desde o primeiro mandato já estava em nossos planos, mas que agora está saindo com a parceria do Governo do Estado”, ressaltou Joares.

 

O vice-prefeito Caio Tokarski também ressaltou o desenvolvimento econômico da área entre o Centro e o Passo do Gado, regiões ligadas pela Teodoto Tonon. “Essa será uma obra muito importante. A Teodoto Tonon tem uma parte já urbanizada, mas depois, tem todo o trecho após a avenida Pedro Zapeline até a Aldo Hülse, e por ali tem vários galpões e empreendimentos e essa é uma iniciativa merecida”, analisou. 

 

Prefeito de Tubarão de 1983 a 1988, Miguel Ximenes lembrou da trajetória do avô como pecuarista e comerciante. “Somos muito gratos e estamos muito contentes com essa iniciativa que vai dar uma transformação a essa região”, comentou o ex-prefeito. 

 

Teodoto José Tonon, o outro neto que discursou no ato, lembro da participação do avô como voluntário do Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Durante muito tempo e de maneira discreta ele fez entrega de verduras para o hospital”, recordou.

 

A obra

 

Quando a obra ficar pronta, terá se formado um importante corredor que ligará a avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro, à avenida Pedro Zapeline e à rua Aldo Hülse, no Passo do Gado. Hoje, essa ligação é pouco utilizada pelos motoristas por conta das más condições do trecho não pavimentado, que tem 1.040 metros de extensão.

 

Além da pavimentação asfáltica, a obra contempla a implantação de uma rotatória no cruzamento com a avenida Pedro Zapeline, drenagem pluvial, ciclofaixa passeio, acessibilidade e sinalização viária.