Procon alerta consumidores sobre o golpe do empréstimo com pagamento antecipado

Seja qual for a situação, nenhuma instituição financeira pode cobrar qualquer tipo de taxa ou adiantamento de parcela para liberar crédito. Por isso, se você receber uma oferta de empréstimo que solicita depósito antecipado, não tenha dúvida: é golpe.

 

A dica mais importante é nunca fazer pagamento antecipado, pois essa prática é ilegal. Nenhuma instituição financeira cobra antecipado por empréstimos.

 

Assim, o consumidor deve ficar atento com empresas desconhecidas e desconfiar de ofertas de empréstimos de forma fácil e rápida, sem burocracia, mesmo para pessoas com nome negativado, sem consulta ao SPC/SERASA, sem necessidade de avalista ou fiador e com juros baixos.

 

 

COMO FUNCIONA O GOLPE – Geralmente, os golpistas se aproveitam de momentos em que a vítima está mais frágil, ou seja, quando ela está negativada, está com muita pressa ou não tem um conhecimento tão grande sobre o assunto.

 

 

Os golpistas não utilizam o termo “depósito antecipado”. Por vezes chamam de “taxa de conveniência”, outras vezes intitulam como “depósito de liberação”. Ora dizem que é uma “taxa de avalista”, ora falam que são “juros antecipados”.

 

Assim, a vítima acaba transferindo valores antecipados para a conta do golpista, acreditando que o empréstimo será realizado. O resultado é a perda do dinheiro e a ausência de contratação do empréstimo.

 

COMO SE PREVENIR – Não disponibilize informações pessoais e bancárias; não caia em propostas milagrosas; consulte o Banco Central, pois apenas empresas supervisionadas são autorizadas a conceder empréstimos; verifique se há reclamações em sites como o Reclame Aqui, por exemplo. “Caso o consumidor tenha dúvidas ou queira fazer denúncias, oriento que entre em contato com o Procon, através do telefone (48) 3621 – 9818, ou pelo e-mail procon@tubarao.sc.gov.br”, ressalta o coordenador do órgão na cidade Ângelo Danilo Pulita.