Construção da ponte de Congonhas inicia segunda-feira (16)

Inicia na segunda-feira (16) a construção da ponte sobre o Rio Congonhas, que liga os municípios de Tubarão e Jaguaruna. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (13) com a presença do prefeito de Tubarão Olavio Falchetti, do prefeito de Jaguaruna Luiz Arnaldo Napoli, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Estener Soratto da Silva Júnior e de lideranças estaduais e regionais.

A obra será executada pela empresa Souza & Esmeraldino Ltda, ganhadora da licitação no valor de R$ 1.588.081,06. O recurso para execução da obra é proveniente do Fundo Social, sendo o governo do estado responsável integralmente pela obra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional Estener Soratto, a empresa ganhadora da licitação já colocou os tapumes e limpou o terreno para segunda-feira começar a terraplanagem. “A união de todas as lideranças no sul está favorecendo a concretização de muitas obras na região”, destaca o secretário.

A ponte de Congonhas foi interditada no dia 31 de dezembro devido a danos estruturais causados pela passagem de veículos pesados. Posteriormente as prefeituras de Jaguaruna e Tubarão optaram por demolir a antiga estrutura.

Os trabalhos de demolição iniciaram no início do mês de janeiro. “Foi uma decisão extremamente difícil, porém acertada, a antiga estrutura estava muito precária”, afirmou o prefeito Olavio durante a assinatura da ordem de serviço. O prefeito ainda agradeceu o empenho do governo do estado em possibilitar a construção de uma ponte de concreto. “Esta é uma solução definitiva, agradeço ao empenho de todos, hoje é um dia muito feliz para nós”, destaca Olavio.

A previsão para a finalização das obras é de seis meses.

Nova ponte: A nova estrutura terá 64 metros de extensão e oito metros de largura, com duas pistas de rolamento e passagens para pedestres. Também haverá duas passarelas para pedestres, com largura de 1,1 metro, em um total de área construída de 569,6 metros quadrados.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT