Dia do Diretor Escolar é lembrado em Tubarão

O dia 12 de novembro é o dia do Diretor Escolar e para comemorar a data, a Fundação Municipal de Educação reuniu nesta sexta-feira (12), as gestoras escolares do município para uma confraternização.

 

A rede municipal tem 46 diretoras que são responsáveis por garantir o funcionamento e o bom ambiente da escola para que alunos, professores e demais profissionais possam trabalhar, ensinar e aprender.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, lembrou a data, enaltecendo a capacidade e o comprometimento das gestoras municipais e ressaltou que a administração municipal não mede esforços para oferecer à categoria condições de exercerem plenamente suas atividades. “Nossa gestão investe muito forte na capacitação e no atendimento dos diretores de escola para que possam atender bem os professores, alunos e pais, o que potencializa o ensino e a aprendizagem”.

 

Maurício destacou ainda o aperfeiçoamento do processo de escolha dos diretores de escola. “Cada candidato apresentou o Plano de Gestão Escolar para uma Comissão Avaliadora e, posteriormente, para os alunos, os professores e à comunidade escolar, que escolheram as gestoras por meio de eleição direta. Passamos de 8 horas para 100 horas o curso na área de gestão escolar”, salienta.

 

A melhoria das condições de trabalho e dos ambientes das escolas, uma preocupação constante dos diretores, também foi citada. “Todas as salas de aula tem climatização e as creches tem parques e casinhas de bonecas. As roupas de cama e conforto das crianças foram substituídas e 40 das 46 escolas foram reformadas, num investimento jamais visto na história da educação”, frisa o diretor-presidente.

 

O resgate da autoridade do diretor foi outro ponto lembrado, o que obtido por meio do projeto “Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho”, que orienta sobre como conquistar a disciplina preventiva e o que fazer se esta for insuficiente. “Para nós respeito não se negocia”, alerta Maurício da Silva.

 

Para o diretor-presidente, a parceria entre a Fundação Municipal de Educação e as gestoras tem gerado excelentes resultados. “Estamos, juntos, promovendo extraordinárias transformações em nossas escolas”, reconhece.