Atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente iniciam nesta segunda-feira (2)

Iniciam nesta segunda-feira (2) as atividades da Semana do Meio Ambiente. O evento é uma promoção da prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente. A abertura oficial ocorre na terça-feira (3), no Praça Shopping, a partir das 19h, com a palestra “Construção de Comunidades Lixo Zero”, com o presidente do Instituto Lixo Zero Rodrigo Sabatini.

As atividades alusivas a data já iniciam na segunda-feira e seguem até sábado com a mostra itinerante de fotos do Rio Tubarão no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick e também visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Tubarão Saneamento. Ainda na segunda-feira, a equipe da Funat participa da sessão da Câmara de Vereadores com a apresentação das atividades que compõem a semana.

Na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente serão realizadas diversas atividades na praça Walter Zumblick das 9h às 17h. Haverá contação de histórias, atividades esportivas, doação de mudas, recolhimento de lixo tecnológico, oficinas ambientais com o Sesc e Tecnologias Sociais para a Gestão de Água (TSGA) com brinquedos ecológicos e fabricação de sabão, também haverá roda de capoeira com Cordão de Ouro, apresentação do grupo Caxambú de dança e percussão afro-brasileira e ainda show com Jamaica Groove.

Na sexta-feira, o Happy Hour Cultural, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick será temático e em referência à Semana do Meio Ambiente. Haverá apresentação de Zé Rocha e o lançamento do livro “Costas dos Corais” – Série Ecossistemas Brasileiros de Miguel Von Behr.

Para fechar a programação, ocorre no sábado (7), das 8h às 12h, “Remando pelo Rio – 2ª Edição”, um passeio ecológico de stand up e canoagem pelo Rio Tubarão. O grupo sai das proximidades da Beckhauser e segue até o Clube 29. No mesmo dia ocorre o Praça das Artes, das 9h às 17h, na praça Sete de Setembro e haverá doação de mudas e oficina de bonsai com o Sesc.

A Semana do Meio Ambiente tem apoio: Afubra, Amurel, Acit, Banco do Brasil, Câmara de Vereadores de Tubarão, CDL, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Composul Compostagem, Ferrovia Tereza Cristina,Fundação Municipal de Cultura e Esporte, Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Fundação Municipal de Educação, Oeko, Praça Shopping, Sesc, Tetra Pak, TF Sul Lixo Eletrônico, Tractebel Energia, TSGA, Tubarão Saneamento,ÚnicaLivre, Uninter e Unisul.

Palestra “Construção de Comunidades Lixo Zero”: O conceito Lixo Zero significa o máximo aproveitamento e o correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários. Prevê ainda que materiais que muitas vezes são descartados no lixo comum e/ou levados para reciclagem sujos e misturados – dificultando seu reaproveitamento -, sejam encaminhados para usinas, fábricas ou novos negócios que os utilizem como matéria prima.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser conferida neste link.

 

 Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT