Missão Gastronômica em Minas Gerais

Integrantes do poder público municipal, Sebrae, ACIT, estabelecimentos gastronômicos, Museu Ferroviário e Turismo Rural, estiveram em visita técnica em Minas Gerais para trazerem inspirações e referências para realização da 2ª Edição do Festival Gastronômico de Tubarão, que acontecerá entre os dias 16 a 24 de outubro tendo como tema: “Sabores e Memórias”.

 

Tiradentes é um pequeno município mineiro com pouco mais de 7 mil habitantes. Conhecido por ser uma Cidade Histórica, se destaca entre as demais do Brasil pela força de sua gastronomia, com dezenas de restaurantes, inúmeros renomados, e por sediar um dos principais eventos gastronômicos do país, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Entre seus grandes atrativos está o Trem da Vale, uma operação de locomotiva a vapor (Maria Fumaça) que realiza passeios de São João Del Rey a Tiradentes e atrai muitos turistas durante todo o ano. Mas, nem só de cultura vive a cidade. Emoldurada pela Serra de São José, guias e agências locais oferecem passeios de ecoturismo, e no seu entorno existem propriedades que trabalham com o agroturismo, proporcionando a vivência rural aos visitantes em queijarias artesanais, alambiques, agroindústrias de embutidos e biscoitos, entre outros.

 

Entre as visitas técnicas, cabe destacar, troca de informações e conhecimentos com chefs e empreendedores locais, operação de locomotiva a vapor (Maria Fumaça) que realiza passeios de São João Del Rei a Tiradentes e atrai muitos turistas durante todo o ano. Foram visitadas também propriedades que trabalham com o agroturismo, proporcionando a vivência rural em queijarias artesanais, alambiques, agroindústrias de embutidos e biscoitos, oportunizando assim conhecer saber como atuam com o agroturismo associado a gastronomia, completando a cadeia de valor.

 

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, “em Tiradentes as pessoas são apaixonadas pela cidade e enaltecem suas particularidades. Em Tubarão temos muito potencial, e buscamos esse pertencimento e que os tubaronenses possam visualizar tudo que temos ao apresentá-la aos visitantes. Não adianta planejar e não executar. Essas ações vislumbram a integração e o alcance do que já está previsto no Plano Municipal de Turismo. Não existe sorte, existe trabalho.”

 

Fabiana Meister, proprietária do Hotel e Restaurante Sandrini e coordenadora do Núcleo de Gastronomia da ACIT, “apesar de Tiradentes já estar na frente em relação ao turismo e a gastronomia, sabemos que temos potencial e o que levamos daqui é a união do grupo, para que um dê forças ao outro e que em um tempo menor possamos atingir nossos objetivos. A visita dá ainda um impulso para que possamos superar nossas fraquezas e aumentar a vontade de fazer acontecer.”

 

Para Gean Carlo de Bom da Silva, empresário e presidente da ACIT, “essa foi uma oportunidade de sair do nosso mundo, ver que tem gente com ideias melhores e oferecendo serviços melhores. Foi uma experiência ótima e temos que fazer com que outros empresários possam ter esse contato também.”

 

Para Rudmir Damian, agricultor envolvido com turismo rural, “como representante do meio rural, quero levar para os outros agricultores de Tubarão o que presenciei aqui, que foi autoestima e força. Os produtos para oferecer já temos, temos agora é ir trabalhando com coragem, pensar grande para não morrer pequeno.”

 

Para Jeferson Vitorino, representante do Museu Ferroviário de Tubarão, “em relação ao passeio de trem temos muitas coisas a melhorar em Tubarão. Obtive muito aprendizado aqui em Minas Gerais e pretendo colocar em prática o mais breve possível para melhorarmos os serviços prestados em nosso museu.

 

Para Luiz Felipe Pinelli Ferraz, proprietário do Immigrato Ristorante, “devemos deixar a concorrência da porta pra dentro, mas da porta pra fora temos que ter união. Quando vi a oportunidade de estar com os empresários e quebrar essa barreira, eu quis estar. Tubarão é uma cidade muito rica, tem indústrias e comércio, mesmo assim a prefeitura e os empresários do ramo de gastronomia vem apostando e investindo no turismo. Saio daqui com uma confraria, e com a certeza de que juntos pensamos mais fácil. Através da gastronomia e do turismo Tiradentes alavancou sua economia, e agora temos que nos preocupar em como trazer mais atrativos e aperfeiçoar o que já temos em Tubarão.”

 

Para José Márcio Medeiros, proprietário do Armazém e Bistrô João Nicca, “um dos pontos positivos que vi em Tiradentes foi que eles traçaram um objetivo e se posicionaram até alcançá-lo. Os empresários locais se uniram e foram determinantes no sucesso do destino. Em Tubarão temos que atrair as pessoas que queiram se envolver no processo e não depender só do poder público, sendo que as iniciativas devem partir do empresariado.”

 

Para Josiane Linhares, turismóloga da Prefeitura de Tubarão, “foi muito rica a experiência de conhecimento e interação com Tiradentes justamente pelo posicionamento de mercado que atrai pela sua gastronomia. Além disso, os empresários trocaram informações e conhecimentos com chefs e empreendedores que se destacam em seus negócios, e vivenciaram serviços de excelência.”

 

Para Joares Carlos Ponticelli, o prefeito de Tubarão, “todo esse esforço e as parcerias firmadas com entidades, como o Sebrae é para que as ações não se percam e possam ser continuadas mesmo ao final do mandato. Temos que conhecer nosso município, visitar nossos atrativos, valorizar nossa cultura, gastronomia e o nosso interior. Temos um potencial gigante.”

 

Renata Goulart Fernandes, analista de negócios do Sebrae Tubarão, “essa experiência que vivemos aqui foi fantástica. Através dela pudemos perceber todo o potencial que temos em Tubarão. Temos um ambiente maravilhoso e único, com paisagens, Museu Ferroviário, agricultura familiar e ótimos restaurantes. O objetivo dessa viagem foi provocar o trade para sair da caixinha e perceber as oportunidades que podem surgir através do aprendizado obtido.”

 

Para Luciana Thomé, consultora do Sebrae, “é necessário sair e aprender com quem está na frente, não podemos ter medo de trazer pessoas de fora, isso é o protecionismo atrasado. Tubarão tem pessoas com vontade de fazer as coisas bem feitas e é referência para a região sul. Fico feliz pelo grupo e pela presença da prefeitura e da pessoa do prefeito, pois isso traz a visão e o comprometimento do poder público com o processo.

 

 

 

Colaboração: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação