Semana Cultural encerra programação do bicentenário de Anita Garibaldi

Para comemorar o bicentenário de Anita Garibaldi acontece de 24 a 30 de agosto, em Tubarão, a “Semana Cultural 200 anos do Nascimento de Anita Garibaldi”. As atividades da próxima semana encerram o calendário de festividades iniciado em maio.

 

Nascida em 30 de agosto de 1821, Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita Garibaldi, como ficou internacionalmente conhecida, teve participação em importantes episódios da história mundial, por isso, seu nome é reverenciado em diversos países.

 

Em Tubarão, a programação é coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, com a participação de entidades ligadas à heroína.

 

A abertura oficial da Semana Cultural acontece na terça-feira (24), às 10 horas, no Monumento Memorial de Anita, em Morrinhos, e contará com encenação do grupo de teatro Entrepalcos.

 

A programação prossegue nos dia 25, 26 e 28 de agosto, sendo encerrada na segunda-feira, dia 30 de agosto, às 10 horas, com ato a ser realizado no Paço Municipal. O evento de encerramento terá a apresentação do grupo teatral Entrepalcos, performance da cantora Vera Viana e lançamento do livro “Santa Catarina – Estado Feminino: Mulheres catarinenses que são exemplos e enaltecem nossa terra com suas histórias de vida”, de autoria de Joares Ponticelli.

 

Aqui, uma ressalva. O espetáculo “De Aninha à Anita – 200 anos de história”, que previa uma série de apresentações artísticas em homenagem à Anita Garibaldi, inicialmente agendado para o dia 27, no Teatro da Arena Multiuso, foi adiado. O evento deve ocorrer, agora, em setembro ou outubro, e poderá ser um evento teste quanto à presença de público, dadas as restrições impostas pela pandemia.

 

Confira a programação completa.

  

SEMANA CULTURAL 200 ANOS DE NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

 

24/08

10h Local: Monumento Memorial de Anita – Morrinhos – Tubarão

– Abertura oficial da Semana Cultural

– Apresentação do grupo de teatro Entrepalcos

 

25/08

14h30 Local: Praça Pery Camisão – Centro

– Sarau literário

– Varal literário

– Exposição de banners retratando obras de Willy Zumblick com a temática de Anita Garibaldi

 

26/08

13h30 Local: Praça Pery Camisão

– Instalação da exposição dos figurinos do Musical Anita – Fund. Municipal de Educação

 

28/08

Programação a cargo da AJEB e Associação Italiana

 

30/08

10h Local: Paço Municipal – Herma de Anita

– Apresentação grupo teatral Entrepalcos

– Performance da cantora Vera Viana

– Lançamento do livro “Santa Catarina – Estado Feminino: Mulheres catarinenses que são exemplos e enaltecem nossa terra com suas histórias de vida”, de autoria de Joares Ponticelli.