Gestantes e puérperas vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca podem tomar segunda dose de outro fabricante

Mulheres vacinadas com primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz e, que estejam gestantes ou no puerpério – período de 45 dias pós-parto – devem receber vacina de outro laboratório quando for o momento da segunda dose, conforme autorizado pelo Ministério da Saúde (MS). A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose.

 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota informativa (anexo) aos municípios. “A segunda dose deverá ser feita no intervalo agendado, respeitando o prazo previsto para o imunizante da primeira dose”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Daisson Trevisol.

 

Para receber a segunda dose as gestantes/puérperas devem ir a sala de vacina da Policlínica Central, de segunda a sexta-feira, das 13 às 21 horas, com o comprovante da primeira dose.

 

Antes, a recomendação era de que gestantes e puérperas que haviam tomado a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz aguardassem o término do período da gestação e puerpério para a administração da segunda dose da vacina do mesmo fabricante.

 

Primeira dose

 

Mulheres que estejam gestantes ou no puerpério, ainda não vacinadas, só podem receber doses das vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. A vacinação com a AstraZeneca/Fiocruz está suspensa para este público.

Para receber a dose as gestantes/puérperas devem ir a sala de vacina da Policlínica Central, de segunda a sexta-feira, das 13 às 21 horas ou agendar em uma Unidade Básica de Saúde (aqui).

Para que tenham direito à vacinação, gestantes e puérperas precisam comprovar a condição, por meio de relatório médico, carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento. Além disso, a vacina contra a Covid-19 deve ser prescrita pelo médico que acompanha a mulher, após análise conjunta da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

 

Lactantes

 

Em relação às lactantes, não há mudanças. Devem seguir as mesmas orientações em relação à vacinação das gestantes e puérperas, recebendo doses dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. No entanto, se já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz, devem receber a segunda dose do mesmo fabricante, não havendo recomendação de realizar intercambialidade.