Farmácia Básica volta a zerar faltas de medicamentos

A exemplo do que ocorreu no último mês de março, a Farmácia Básica alcançou nesta segunda-feira (19) o zeramento da lista de medicamentos de responsabilidade do município, com todos os 155 constantes da lista de volta à disposição da população.

 

A busca por essa marca passou por uma cuidadosa e constante logística que envolveu gestores de vários setores da prefeitura. A meta era solucionar o grave problema da falta de até 60 medicamentos que ocorreu até 2016. Nos primeiros meses de 2017 a reestruturação na compra dos medicamentos deu resultado e a lista de itens que faltavam caiu para menos de 10.

 

A falta de medicamentos de responsabilidade da prefeitura, que então passou a variar mensalmente entre três e 10 itens, tinha como motivos os problemas de fornecimento por parte dos laboratórios, como a falta de matéria-prima, e também demandas judiciais que envolviam preços dos produtos e acabavam por trancar o processo de licitação. Esses obstáculos foram todos vencidos. “Este é o resultado da união de esforços de várias pessoas e setores que trabalham diariamente para que isso aconteça”, comemora o diretor do departamento de Farmácia Philipe Gonçalves Honório.

 

A lista é atualizada uma vez por semana e disponibilizada no portal da prefeitura (acesse aqui).