Carateca de Tubarão fica em 7º lugar em torneio mundial

O carateca tubaronense Nicolas de Souza, de 17 anos, ficou em 7º lugar na categoria de kumite júnior (16 e 17 anos – 68 kg) na segunda etapa do Youth League, realizada na cidade de Porec, Croácia. Com o resultado, o jovem contabilizou 220 pontos no ranking mundial da categoria.

 

Nicolas e o técnico Fabrício de Souza embarcam de volta ao Brasil nesta quarta-feira (7) e chegam em Tubarão na quinta-feira (8). Eles têm o apoio da Prefeitura de Tubarão através do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.

 

A equipe de Tubarão na competição na Croácia teria a participação de Anabel da Silva Silveira, de 14 anos. Porém, ela acabou barrada no aeroporto em São Paulo no dia do embarque por questões relacionadas à Covid-19. Ela havia testado positivo para a doença em um exame PCR no mês passado, mas mesmo com um segundo teste negativo realizado no dia não conseguiu autorização da Anvisa e da Polícia Federal para viajar. Assim, acabou retornando para casa.

 

Na Croácia, Nícolas passou pela primeira rodada como cabeça de chave. Depois, venceu adversários da Itália e Lituânia. Na quarta rodada acabou derrotado e com isso só poderia conquistar uma medalha de bronze em uma repescagem. Na primeira luta ele venceu um atleta da Bósnia, mas na sequência foi derrotado por um polonês. Nessa categoria estavam 86 atletas de 29 países.

 

“Não era o resultado desejado, pois queríamos voltar para casa com uma medalha, mas temos que levar em consideração diversos fatores. Em fevereiro de 2020 Nicolas sofreu um acidente de trânsito, no qual fraturou a clavícula em quatro lugares. Essa lesão lhe afastou dos treinos por muito tempo e a recuperação não foi fácil. Depois, veio a pandemia e todas as competições foram suspensas. Essa foi a nossa primeira competição desde 2019, enquanto os europeus, que eram a maioria nessa competição, não ficaram tanto tempo afastados dos eventos. Devido a todos esses fatores, podemos considerar que conquistamos um ótimo resultado que mostra que estamos no caminho certo”, destacou o técnico Fabrício.