Capacitação prepara professores da rede municipal para o retorno às salas de aula

Professores do Ensino Fundamental, profissionais de apoio e secretários escolares iniciaram nesta segunda-feira (8) a série de capacitações preparatórias para o início do ano letivo 2021.

Ao longo do mês de fevereiro, quase mil profissionais da Fundação Municipal de Educação vão realizar os treinamentos, durante os quais serão abordados temas diversos.

O prefeito Joares Ponticelli participou da abertura da capacitação desta segunda-feira (8) e reforçou a necessidade do retorno gradual das aulas presenciais. “A escola cumpre um papel fundamental na vida de nossos alunos, pois além da questão educacional, no ambiente escolar conseguimos identificar sinais de possíveis violência e abuso contra nossas crianças. Neste tempo em que estão em casa, quem olhou por elas?, indagou o prefeito.

Ponticelli destacou que a prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Educação, envidou todos os esforços para atender às necessidades vitais durante a pandemia, garantindo a segurança alimentar dos estudantes, ao ofertar, por exemplo, cestas básicas. “Mas agora, com o retorno às salas de aulas, será necessário um cuidado ainda maior, pois nossas crianças foram muito afetadas, estão com saudades e precisaremos uma dose adicional de carinho e compreensão para resgatar a alegria no ambiente escolar e fazer um ano de fato novo”, frisou.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, foi o palestrante do período matutino e iniciou destacando os motivos para o retorno das aulas presenciais. “Quanto mais tempo nossas crianças ficarem em casa, maior será o prejuízo emocional e à integridade física, por isso, observando-se todas as orientações do plano de contingência, temos certeza que a escola será um dos ambientes mais controlados que os alunos frequentarão, além do que, estudos recentes indicam que as crianças são menos propensas a desenvolver a forma grave da Covid-19 e não são, como se pensava no início, grandes transmissoras do vírus”, atestou.

Plano de restauração, Plano de Gestão de Pessoas, Plano de Contingência e Plano de Ensino foram assuntos também apresentados no evento. No período vespertino, a capacitação foi virtual e teve como tema: “Quem é o professor on-line”, conteúdo ministrado pelo Senac.

O cronograma prevê ainda capacitações nos dias 9, 10, 11, 12, 15 e 24 de fevereiro. Na terça-feira (9), o público-alvo serão os professores e gestores de Educação Infantil.