Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é prorrogada para 30 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada em todo o país. Desta forma, todos os grupos prioritários, que ainda não se imunizaram, terão mais alguns dias para realizar a vacinação. Antes, a mobilização encerraria nesta sexta-feira (5), agora, segue até o dia 30 de junho. A mudança, imposta pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo estender a ação, para que diversos municípios consigam atingir os 90% de meta da cobertura estipulada de cada público-alvo.

Segundo o ofício circular Nº 104 do Ministério da Saúde e os dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), na última sexta-feira (28), somente 20,73% dos municípios brasileiros conseguiram atingir a meta preconizada de 90% em todos os grupos previstos. Em Tubarão, de acordo com a última atualização dos dados vacinais no dia 28 de maio, o índice alcançado até o momento é de 85,22%, porém, três grupos encontram-se em baixa procura:

 

• Crianças (seis meses a menores de seis anos): 51,25%

• Gestantes: 50,75%

• Adultos de 55 a 59 anos: 47,75%

 

Apesar de todos os grupos poderem se imunizar, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça o pedido especial para esses três grupos que precisam de atenção. “Nós percebemos que no início houve falta de doses em algumas etapas, mas agora isso já se normalizou, porém infelizmente ainda não conseguimos atingir a cobertura em alguns grupos. Então, ressaltamos, que quem está em um desses grupos estipulados pelo Ministério, que procurem uma Unidade de Saúde mais próxima para realizar a vacinação”, afirma a gerente de saúde da FMS, Chaiana E. M. Marcon.

 

Quem pode se imunizar:

 

Pessoas de 60 anos e mais de idade; trabalhadores da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; motorista e cobrador de transporte coletivo; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

 

Pacientes crônicos e condições clínicas especiais: pessoas com doenças respiratórias crônicas, cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas, neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos de grau III, transplantados ou portadores de trissomias. Para mais informações das enfermidades de cada subgrupo, confira a imagem abaixo.

 

Onde se imunizar:

 

Para receber a dose, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou na Sala de Vacina da Policlínica Central, munido de um documento com foto, e comprovatório no caso de profissões e pacientes crônicos, e utilizar a máscara para o uso de proteção individual.

 

Para as crianças, as vacinas são disponibilizadas nas salas de vacinas cadastradas, que possuem o profissional para realizar a aplicação, confira aqui.

 

Para pacientes que forem acamados ou que não conseguem se locomover por algum motivo, basta ligar para a UBS do bairro onde o paciente reside e verificar a possibilidade de receber a dose em casa.