Cabine é utilizada para coletar material de exames da Covid-19

Os procedimentos de exames da Covid-19 em Tubarão têm, a partir desta terça-feira (26), uma cabine de coleta para pacientes com sintomas do novo coranavírus. O ambiente funciona no Centro de Triagem Coronavírus, no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, e o material para os exames PCR são enviados para análise ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 

A iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) surgiu de observações feitas na missão a Israel realizada em março do último ano com a participação de empresários, pesquisadores e gestores da prefeitura. O diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol conheceu o sistema de atendimento e pensou em fazer o mesmo em Tubarão. “O paciente fica em um ambiente que evita a contaminação, esse é o grande benefício garantido pela estrutura”, explica.

 

A produção da cabine se deu através da parceria com a iniciativa privada. A MundoSteel e Lenke Parque Tecnológico foram as responsáveis pela doação, com a colaboração de outras sete empresas (Vidro Form, Universal Pneus, Unividros, Superclima, Cia da Cerâmica, Cabraltec e Sublime Espaço Criativo).

 

A cabine de três metros de comprimento por 1,5 metro de largura tem uma funcionalidade bem simples: o paciente entra por um lado e o técnico de Saúde que faz a coleta do material entra no lado oposto e fica isolado. Através de luvas especiais, é feita a coleta da secreção de narinas e da boca. O procedimento é feito em poucos minutos e depois o espaço utilizado pelo paciente passa por um processo de sanitização para desinfecção.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, o sistema de parceria público-privada, neste caso, é uma demonstração de acerto na busca pela satisfação da população. “Recebemos a cabine como um presente pelos 150 anos do município e somos muito gratos aos empreendedores que participaram da doação. Esse protótipo vai servir para os exames da Covid-19 e também, mais adiante, para coleta de exames de outras doenças. Isso é mais uma demonstração da nossa força de inovação e também da solidariedade que é a principal característica do povo tubaronense. A iniciativa, com certeza, servirá de modelo e de exemplo para outras cidades pela segurança ao próprio profissional da Saúde e ao cidadão”, comentou o prefeito.