Saúde mental dos profissionais de saúde é tema de live com cerca de 500 participações

Diante da pandemia que o mundo enfrenta, os profissionais de saúde foram os primeiros a sentirem os efeitos no dia a dia. Em meio a pressões, insegurança, distância da família e o anseio de não conhecer o vírus, como cuidar da saúde mental? Com intuito de promover alívio e auxílio neste processo, a Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou um bate-papo nesta terça-feira (19) com a enfermeira e representante do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Ana Regina da Silva Losso.

 

A representante abordou alguns pontos que os profissionais podem exercitar neste período. “É importante que os sentimentos sejam sentidos e validado, mas é necessário buscar algumas orientações, como: descansar entre os turnos, mas ir a lugares sossegados e longe de ruídos; manter o corpo saudável, alimentado e hidratado e evitar outras formas de escape, como os vícios”, salienta Ana.

 

Ela lembra que também é preciso trocar experiências. “Por que não pensar em quantas dores eu aliviei ou quantos sorrisos eu tirei? Precisamos substituir os pensamentos negativos por coisas prazerosas e positivas. E que nós, temos governabilidade, pois depende de nós fazer isso. Conversar com colegas e trocar experiência, pois isso auxilia a saúde mental. Colocando para fora, assim, se não o corpo sofre”, explica.

 

O momento foi mediado pela enfermeira e gerente de saúde da FMS, Chaiana E. Mendes Marcon. “Eles estão passando por uma tensão, seja no serviço, na família ou de si mesmo. E nós, como gestores, entendemos o quanto isso afeta os profissionais. É um grande desafio, por isso é importante essa conversa”, salienta.

 

A ação aconteceu em alusão a semana da enfermagem, que teve início no dia 12 de maio, com o Dia dos Enfermeiros, e finaliza no dia 20 de maio, Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. A live recebeu cerca de 500 visualizações de profissionais de saúde de todo o município.

 

Projeto para os profissionais

 

“Se a enfermagem fosse um verbo, seria o cuidar”, afirmou a mestre em Saúde Coletiva e coordenadora de Saúde Mental do município de Criciúma, Ana Losso, durante a conversa. Ao falar sobre os cuidados, a enfermeira ressaltou um projeto, do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, a “Enfermagem Solidária”.

 

E foi pensando nesse cuidado, que a mobilização possui 128 enfermeiros especialistas de saúde mental a disposição dos profissionais, de forma gratuita. O canal está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para que os profissionais de enfermagem possam procurar ajuda emocional em meio à situação de pandemia da Covid-19.

 

Para acionar a ajuda, o profissional pode entrar no site do Coren e clicar no ícone do WhatsApp embaixo, localizado no canto direito. Logo após clicar no link, ele será redirecionado para uma conversa com um dos plantonistas disponíveis.