Ações são propostas para conter avanço de salinização da água do rio Tubarão

Representantes da prefeitura de Tubarão, Agência Reguladora e Tubarão Saneamento, estiveram reunidos nesta quarta-feira (6), para definir ações no intuito de reduzir os impactos causados pela estiagem.

 

 

Com os dados preliminares, levantados tanto pela Tubarão Saneamento, quanto pela AGR, e o acompanhamento diário do comportamento da maré e acúmulo de “sólidos totais dissolvidos” nas águas do rio, ainda não é possível identificar a causa do aumento substancial dos STDs. Mesmo assim, foram discutidas, pelo grupo, alternativas de medidas a serem avaliadas em curto, médio e longo prazo, para enfrentar a situação.

 

 

Por enquanto, a água captada pela concessionária ainda é possível de ser tratada com segurança e o fenômeno até o momento não interfere na potabilidade da água tratada, que continua dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Mas, o avanço dessa água salinizada, e, outros fatores que aumentam os STDs, podem alcançar o ponto de captação e tem preocupado os técnicos da concessionária

 

 

Dentre as medidas discutidas no encontro, três serão incorporadas ao decreto municipal de emergência e serão exigidas, imediatamente, pela Defesa Civil. São elas: suspensão de extração de material de qualquer natureza do leito do rio (areia, seixo, etc) por 30 dias; regularização do fundo do rio, na região da construção da passarela de concreto; contratação pela concessionária de estudo por ecobatimetria com ADCP, perfilador de corrente acústica por efeito doppler, a fim de identificar o fluxo preferencial da água do rio, para servir de base a outras ações.

 

 

A construção de uma barreira física no leito do rio, que chegou a ser aventada, por enquanto foi descartada, pelo alto custo, complexidade de construção e indefinição da efetividade. Essa e outras medidas podem ainda vir a ser tomadas, quando houver mais subsídios técnicos.

 

 

O prefeito Joares Ponticelli tem se mostrado preocupado com a questão e reiterou o pedido de empenho de todos para a construção de soluções. “É preciso enfrentar o problema, que já nos tira o sono, justamente nesse momento de pandemia. As medidas apresentadas serão devidamente estabelecidas e almejamos que sejam eficientes, nesse primeiro momento”, declarou o prefeito.

 

 

Ações de longo prazo para possível solução definitiva do problema, farão parte do termo de referência da reconstituição do Plano Municipal de Saneamento, cujos estudos iniciam em breve. Os recursos para a efetivação desse trabalho será garantido pela Agência Reguladora, que já se comprometeu com a questão.