Médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos receberão treinamento para prontuário eletrônico

A implementação do prontuário eletrônico visa melhorar o acesso das informações de pacientes, agilizar os atendimentos e a organização dos dados do município. O processo já iniciou em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a intenção é expandir para as 32 unidades. Na próxima semana, os profissionais da saúde do município vão receber uma capacitação intensiva para aprenderem a utilizar o sistema E-Sus, realizada por uma empresa de tecnologia.

 

Os ensinamentos aos profissionais serão divididos por quatro dias. Os treinamentos acontecerão durante todo o dia, de terça a sexta, pela manhã no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e de tarde no auditório da Fundação de Desenvolvimento Social (FDS). Para os técnicos de enfermagem será na terça-feira (26), os médicos na quarta-feira (27), os enfermeiros na quinta-feira (28) e os dentistas na sexta-feira (29).

 

O sistema é gratuito e disponibilizado pelo Ministério de Saúde. De acordo com a gerente de saúde de Tubarão, Chaiana E. Mendes Marcon, a ideia é começar a pôr em prática no início do próximo ano. “Queremos que o prontuário físico não exista mais. O eletrônico além facilita o atendimento, é fácil de monitorar os procedimentos e não há riscos de perder informações. Hoje, na era digital, esse sistema é uma ferramenta que facilita diversos pontos e só traz benefícios para a população e para os locais de trabalho”.

 

O treinamento já foi realizado com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no início de outubro e está em vigor, como o cadastro das famílias e agora os médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos também receberão. Com a utilização completa do sistema, todo os dados que serão alimentados ali resultam em uma melhor visibilidade dos indicadores de saúde do município.