Atletas da região disputam o Torneio Crossfit Brasil na Arena Multiuso

Neste fim de semana, a Arena Multiuso será o destino dos melhores desportistas de Crossfit do Sul do Brasil, na disputa da Seletiva para o Torneio Crossfit Brasil.

Encarar o Torneio Crossfit Brasil (TCB) é ter consciência de que o corpo e a mente serão provados ao máximo, até o limite de exaustão. Não é exagero. Os atletas da modalidade precisam ter elevado nível técnico, tático e, principalmente, força física e psicológica. Para disputar o campeonato nacional não basta apenas querer. É necessário participar de uma seletiva e ainda conquistar a tão sonhada vaga. Praticando o esporte há três anos, o tubaronense Gustavo Medeiros vai estrear neste fim de semana na competição. Sorte a dele poder competir em casa, já que a Arena Multiuso foi escolhida para ser palco da Seletiva Sul do TCB 2019.

 

O jovem de 28 anos vai defender a bandeira alaranjada do Crossfit Ventus e revela que sempre teve vontade em participar da disputa. “Como deu certo de vir para cidade, decidi ter a experiência”, relata. Na mochila de combate, além dos equipamentos, a fé religiosa é a fiel escudeira do atleta. “Diante de qualquer desafio, agradeço e peço que Deus me proteja. Esse é meu ritual”, observa. Com mais de 200 inscritos, Gustavo leva afinco a expressão “manter o pé no chão”, tendo em vista o nível dos atletas que encontrará no terreno competitivo iminente.

 

Entre eles está Breno Pinheiro, único catarinense a compor o quadro de classificados para o TCB de 2018. Natural de Laguna, é a terceira vez que ele participa das Seletivas. “Estou me sentindo bem, mas um pouco ansioso. Neste ano vim treinando para encontrar o equilíbrio entre todas as capacidades físicas”, destaca. Se estar diante dos familiares e dos amigos na arquibancada pode aumentar a pressão individual, a experiência como competidor de elite, faz Breno visualizar a torcida como ponto positivo. “Será uma experiência nova, primeira vez que isso vai acontecer com certeza a motivação aumenta muito”, completa.

 

O TCB

 

Da etapa em Tubarão, realizada neste fim de semana, se classificam três atletas no feminino e três no masculino, estes já garantindo vaga para a final que ocorre em São Paulo, no mês de setembro. Os demais esperam o final das seletivas e a pontuação para então entrarem no ranqueamento geral e garantir uma vaga. As categorias são divididas em Teen (adolescentes), Elite e Master (acima de 35 anos).

 

Para prestigiar o evento, que ocorre das 7 às 17 horas, a organização solicita a doação de um quilo de alimento. Segundo Thales Antoniolli, responsável pela organização do Torneio, a seletiva de Tubarão é a terceira com maior número de inscritos, sendo que até o momento já são 248, só ficando atrás das seletivas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A estrutura da Arena e do município no geral, aliada a receptividade, tanto por parte do poder público quanto da iniciativa privada, impressionaram os organizadores do TCB.