Núcleo de fisioterapia: grande número de atendimento em 2018 resulta em novos equipamentos

Gostar de cuidar, de motivar e de se emocionar com a superação dos pacientes. O trabalho de um fisioterapeuta é bem mais complexo do que se imagina. Uma lesão ou um problema muscular sempre precisa da atuação deste profissional, que utiliza das mãos e dos equipamentos para ajudar o paciente a evoluir. E pensando em melhorar cada vez mais o atendimento a população, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizou novos equipamentos para o Núcleo de Fisioterapia da cidade.

 

São oito materiais que vieram para agregar no desempenho dos pacientes, relata um dos coordenadores Jean Carlo Gonçalves. “É uma melhoria a mais e específica para cada tipo de doença. As novas aquisições são elogiadas pelos pacientes”, relata o fisioterapeuta. E, completa: “O legal é que todos os aparelhos receberam feedback dos pacientes. O estímulo visual que eles têm gradua no tratamento”.

 

A chegada dos aparelhos é resultado do alto número de atendimentos que foi realizado no ano passado pela equipe, que chegou a mais de mil atendimentos por mês. Atualmente, com a implantação do Sisreg, sistema de regulação que permite fazer uma ordem mais justa e transparente, a expectativa é continuar assim.

 

O tratamento consiste em até dez atendimentos por paciente, de 30 a 40 minutos cada sessão. E após esse período, sempre é aconselhado pelo profissional a procurar outra atividade similar. “A gente sempre dá uma direção para eles, para manter o processo, porque é importante a continuação”, conta a coordenadora e fisioterapeuta Patrícia Silverio Meurer.

 

Como ser atendido pelo Núcleo de Fisioterapeuta?

Os serviços realizados pelo Núcleo de Fisioterapia são disponíveis para os pacientes que passam por uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) e são encaminhados para o atendimento. O paciente passa por um sistema de classificação de risco, de acordo com o diagnostico, e aguarda na fila de espera pelo chamado para o tratamento.

 

Como funciona o acompanhamento?

Os pacientes são monitorados por meio de uma ficha de frequência em cada sessão, e uma ficha de evolução de cada sessão.

 

Quais os novos equipamentos?

Escada conjugada: utilizada em treino de marcha e equilibro em atendimentos ortopédicos.

Faixas elásticas theratube: necessárias em exercícios de membro superior.

Mini band: faixa utilizada para realizar exercícios resistidos.

Exercitador de tornozelo: usada para ganho de mobilidade articular do tornozelo.

Step: aparelho utilizado para exercício de fortalecimento de panturrilha.

Mini bike: para pacientes que não conseguem subir na bicicleta e precisam fazer movimentos com os membros inferiores.

Medicine Ball: utilizada para reabilitação de membros superiores, exercícios com carga.

Rolo de punho: utilizado para exercícios de flexão e extensão de punho.