Anita Garibaldi será tema de espetáculo no aniversário de Tubarão

Alunos e professores da rede municipal de Educação já estão nos ajustes finais do espetáculo cênico musical que será apresentado no dia 27 de maio, às 19h30, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, com entrada gratuita.


Professores e estudantes de 10 unidades de Educação Básica selecionadas vão participar da apresentação intitulada “Anita Garibaldi, a pequena de Morrinhos”, projeto que integra a programação dos 149 anos de Tubarão.


Desde março, o tema Anita Garibaldi é estudado nas unidades escolares da rede municipal. “A intenção é evidenciar esta importante personagem, apresentando a figura histórica de forma diferente, lúdica e acessível para os estudantes”, explica a assessora de Arte da Fundação Municipal de Educação, Cristina Gomes do Santos, coordenadora do projeto.


O trabalho que culminará com um espetáculo com cerca de uma hora de duração foi iniciado a partir de análises dos quadros do artista Willy Zumblick, seguido por estudos e pesquisas históricas. Um curso de capacitação preparou os professores, que estudaram a figura de Anita Garibaldi como um símbolo tubaronense. Oficinas de teatro ministradas pela professora Fernanda Neves e de dança conduzidas pela professora Bianca Nunes Micheleto e os ensaios, que ocorrem atualmente, completam a lista de práticas pedagógicas necessárias à produção do espetáculo.

 

Cerca de 200 pessoas estão envolvidas no projeto coordenado pela Fundação Municipal de Educação e dirigido pela museóloga Silvana da Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, entidade parceira do projeto.