Doenças cardiovasculares: profissionais promovem ações de prevenção

Mantendo sempre o primeiro lugar no ranking do maior número de causas de morte do mundo, elas colocam medo na população. É difícil você não conhecer uma pessoa que é assombrada por elas, as temidas doenças cardiovasculares. Em combate ao perigo que elas podem oferecer, a Fundação Municipal de Saúde, promove ações de prevenção.

 

Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2001 foram oito mil catarinenses que morreram devido a alguma doença do gênero e em 2017 quase 11 mil óbitos. Somatizando, em 16 anos, um crescimento de 36% em Santa Catarina. E em Tubarão, em 2018, foram 61 óbitos causados por doenças que acometem o coração – 33 homens e 28 mulheres.

 

Preocupados com os dados, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu há alguns anos, um mês do ano para ser o mês da prevenção das doenças cardiovasculares nas atividades da Atenção Básica (AB), influenciados pelos índices de saúde do município.

 

Unidade Básica de Saúde – UBS

 

Algumas atividades são realizadas pelas UBS em toda a cidade, que visam informar e educar a população sobre o assunto, tudo preparado e organizado pelas equipe.

 

Nesta terça-feira (23) aconteceu uma orientação nutricional, com dicas para uma dieta mais saudável para a prevenção das doenças e para os portadores e, alguns exercícios físicos que reuniu diversos moradores do KM 63.

 

NASF

 

Em busca de auxiliar na prevenção a doenças cardiovasculares, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) disponibilizanda aulas de atividades físicas que integram a comunidade e a equipe.

 

As aulas são bem variadas, de exercícios corporais a caminhadas e outras atividades físicas que duram em média 45 minutos e ocorrem uma vez por semana. A programação é direcionada aos participantes de cada bairro e para se inscrever é fácil, basta ir até a Unidade Básica de Saúde e solicitar o atendimento.

 

O local varia da região, tem turmas que fazem em salões paroquiais ou na própria unidade. Toda a comunidade pode participar, caso há pessoas que possuem algo que possa restringir a atividade, é só comunicar a equipe que será realizado uma rápida avaliação médica para poder continuar na aula.

 

Importância de atividades físicas

 

A prática aos exercícios é essencial para qualquer idade, ajuda a reduzir o risco de adquirir doenças, dentre elas as cardiovasculares e faz muito bem à autoestima. O funcionamento e todas as funções do organismo, são regularizados através das atividades físicas. Desde a infância até a terceira idade, todos os profissionais recomendam a prática de exercícios.

 

Eles podem ajudar não só como prevenção para as doenças, como forma de tratamento para alguma delas, como relata a fisioterapeuta e coordenadora do Nasf, Carina Pereira de Bona Portão. “O colesterol e a hipertensão, por exemplo, podem ser tratados com as atividades físicas. Mas é importante saber as orientações do médico”.

 

Pacientes que possuem outras enfermidades cardiovasculares podem conversar com o médico responsável e verificar quais esforços físicos podem ser realizados, mas com auxílio. “Se for autorizado, sempre tem que ser acompanhado de um profissional adequado, que possa orientar e ajudar a realizar de forma correta”, salienta.

 

O que são doenças cardiovasculares?

 

O termo relatado como doenças cardiovasculares, é uma forma de designar todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos do ser humano.

 

Quais são?

 

São diversas doenças que são caracterizadas como doenças cardiovasculares, mas as principais e mais comuns da população são: infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença vascular periférica, cardiopatia congênita, angina, hipertensão e arritmia cardíaca.

 

Principais causas e fatores de risco?

 

Alguns fatores contribuem para o aparecimento dessas patologias, tudo depende de qual doença o paciente está. Mas as principais são hipertensão arterial, diabetes não controlada, tabagismo, alcoolismo, estresse, genética/histórico familiar, obesidade, sedentarismo.

 

Prevenção

 

É importante reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal, cuidar do peso, não exagerar no consumo de álcool, evitar o tabagismo, evitar o estresse excessivo e o controle da pressão arterial, principalmente para os hipertensos. Também é indicado pelos profissionais, mesmo sem o aparecimento dos sintomas, que os homens na faixa dos 35 anos de idade e mulheres a partir dos 40, realizem regularmente um check-up da saúde. E, para os atletas, a mesma recomendação é feita independente da idade.