Bombeiros e policiais também começam a receber a vacina nesta segunda-feira (22)

Com início nesta segunda-feira (22) em todo o país, a segunda etapa da Campanha Nacional da Vacinação Contra a Influenza tem a inclusão de outro público-alvo. Agora vai passar a ser ofertada também para os policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas.

 

O motivo dessas categorias começarem a ganhar as doses ocorre por ser um grupo que frequentemente está em contato com atividades de risco com aglomerações de pessoas, que é um dos fatores de propagação do vírus.

 

A campanha iniciou no último dia 10, onde na primeira etapa foi indicada apenas as gestantes e crianças menores de 6 anos. A partir desta segunda (22), a campanha passa a ser estendida para os demais grupos:

 

 

• Trabalhadores de saúde;

• Professores;

• Pessoas com mais de 60 anos;

• Adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e funcionários;

• Portadores de doenças crônicas (respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas) e condições especiais (diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias) e

• Povos indígenas.

 

E, agora aos bombeiros, membros das Forças Armadas e policiais, para se vacinar levar documento e comprovante de exercer a função.
Infelizmente, segundo os dados do Ministério da Saúde, os índices de vacinação destes grupos contra a gripe ainda estão baixos no país.

 

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a meta é vacinar ao menos 90% de cada um dos grupos. Sendo o objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que teve uma queda nos últimos anos.

 

 

Documentos necessários para receber a dose:

 

Para todos: documento com foto e cartão dos SUS.

Portadores de doenças: devem levar um documento assinado pelo médico confirmando a doença e a especificando.

Professores: devem levar o contracheque confirmando exercer a fundação.

O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. A vacina também está disponível na Policlínica Central (na rua de trás de frente a antiga Hydra), com o horário de funcionamento das 8 horas até as 16 horas.