Coordenação de Promoção à Igualdade Racial é criada em Tubarão

A Coordenadoria de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial foi criada nesta terça-feira (6), em solenidade realizada para a posse da coordenadora Alaída Cardoso Corrêa. O evento contou com a presença do prefeito Olavio Falchetti, do vice-prefeito Akilson Machado, da diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti, do presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa) José Elito Ribeiro, do coordenador Estadual de Promoção da Igualdade Social Osvaldo Vargas, da presidente do Movimento Negro de Tubarão (Mocnetu) Alaide Emília Cardoso Corrêa e do vereador Paulo Henrique Lúcio.

A criação da coordenadoria segue a política nacional de promoção à igualdade, definida pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial (Senapir) e organizada a partir do Sistema Nacional de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial (Sepir). “A coordenadoria será o elo entre a sociedade negra e o poder público promovido pela gestão do prefeito Olavio Falchetti. Esse é um dia histórico para para o movimento negro do município de Tubarão”, afirma a recém-empossada coordenadora de Políticas Públicas e Promoção à Igualdade Racial, Alaída Cardoso Corrêa.

Para o prefeito Olavio, a luta pela igualdade social está em boas mãos. “Alaída é uma jovem comprometida e obstinada a promover a luta contra o preconceito racial no município. Ela elevará Tubarão na luta pela igualdade racial. Essa jovem tem a luta pela igualdade vinda de família, sendo que sua mãe é a do Movimento Negro de Tubarão. Independente da criação desta coordenadoria, conto com o apoio de todos para extinguir o preconceito racial no município e em todo o país”, comenta o prefeito Olavio.

A primeira ação da coordenadoria será a realização na próxima semana, no dia 12, na Fundação Municipal de Educação, o 1º Simpósio Municipal de Igualdade Racial. O foco será a educação e a capacitação de gestores das escolas municipais, já que em seguida devem ser realizados cursos com os professores. O objetivo deste seminário é oferecer os subsídios necessários para a implantação definitiva da Lei 10.639/2003. Esta lei torna obrigatório o ensino da História da África e da História dos Afrobrasileiros nas escolas de ensino básico em todo o país.

 

 

Tayná Rosick/PMT