Escoteiros acampam no Paço Municipal

Rapel, apresentação de especialidades, fogo do conselho, jogos e outras atividades são comuns durante os acampamentos dos escoteiros. Todos os anos, o 9º Grupo Escoteiro de Tubarão realiza um acampamento modelo aberto para visitação da comunidade. O acampamento é feito sempre entre o fim de abril e início de maio em comemoração ao Dia do Escoteiro (em 23 de abril) e como forma de divulgar a entidade. E neste ano o acampamento modelo ocorreu em um lugar inusitado: o Paço Municipal.

Cerca de 80 escoteiros entre os ramos lobinho, escoteiro e sênior, além de chefes e equipe de apoio montaram o acampamento durante este fim de semana (3 e 4) no Paço Municipal. A ideia de realizar a atividade na prefeitura surgiu há um ano, durante a visita do prefeito Olavio Falchetti ao acampamento modelo feito no Lar da Menina. “O prefeito nos visitou e gostou bastante das atividades e sugeriu que fizéssemos um acampamento na prefeitura e neste fim de semana fomos muito bem recebidos. Olavio nos visitou tanto no sábado quanto no domingo e disse que o espaço está aberto aos escoteiros e a comunidade”, afirma o chefe Alessandro de Medeiros, diretor técnico do 9º Grupo de Escoteiros.

A chegada dos escoteiros ao Paço Municipal ocorreu na manhã de sábado com arrumação dos materiais, distribuição e montagem do acampamento. Atividades também foram realizadas na praça Walter Zumblick em frente ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. Outras ações foram realizadas no domingo, como rapel e a apresentação de especialidades (quando os escoteiros escolhem temas e fazem apresentações), além do encerramento das atividades e desmontagem do acampamento. Alessandro elogiou a infraestrutura oferecida pelo Paço Municipal. “É interessante pois é um local dentro do centro urbano, mas ao mesmo tempo tem muita área verde, nos permitindo realizar muitas atividades, como o rapel por exemplo. A estrutura é boa, tem várias torneiras espalhadas pelo pátio, muitas árvores, sombra e banheiros, no geral, nos surpreendeu positivamente e é possível que voltemos a acampar aqui”, afirma Alessandro.

Há um ano no grupo, Ágata Vargas faz parte do ramo sênior e foi uma das integrantes a praticar rapel na manhã de domingo. “Já tinha descido de rapel antes, mas sempre dá um friozinho na barriga. É bem legal e acampar aqui na prefeitura é uma experiência diferente e muito interessante”, afirma a jovem.

 

 

Amanda Menger/PMT