Semana Dona Tereza Cristina é lançada

O Museu Ferroviário de Tubarão, juntamente com a Encantos do Sul Viagens – Operadora voltada ao cicloturismo, promove de 12 a 18 de novembro de 2018 a Semana Dona Tereza Cristina, com o objetivo de fomentar a cultura local por meio de ações que estimulem o diálogo entre os produtores culturais, agentes da cultura, artistas, entidades e público, como meio de discutir propostas para a área cultural tubaronense e estimular o acesso da comunidade a espaços culturais.

 

O projeto, que pretende se estabelecer no calendário de eventos de Tubarão, também homenageia a figura da Imperatriz Consorte do Brasil Dona Tereza Cristina, que dá nome à ferrovia sul catarinense, como meio de incentivar a comunidade a conhecer melhor diferentes aspectos da história nacional e regional. Terceira Imperatriz do Brasil, a história de Dona Tereza Cristina Maria Bourbon-Duas Sicílias ainda é pouco divulgada, embora seu papel na promoção e fomento da cultura nacional e incentivo ao intercâmbio artístico, científico e cultural com os grandes centros europeus tenha sido de grande importância para a época.

 

Inspirado pelo legado de fomentadora cultural deixado por Dona Tereza Cristina, o Museu Ferroviário de Tubarão abre seu espaço para o debate sobre as relações entre representação étnica e cultural, Sistema Municipal de Cultura, Gestão Cultural, Produção Cultural, espaços culturais e acessibilidade cultural. O projeto também propõe uma integração entre cultura e turismo e articula uma integração entre as rotas do turismo ferroviário e cicloturismo.

 

Para Silvana Silva de Souza, museóloga do Museu Ferroviário de Tubarão, “é muito importante pensar as diferentes faces da cultura, como ela se relaciona com os diversos campos da sociedade, inclusive na questão do desenvolvimento econômico. E tecer relações entre turismo e cultura é ampliar essas possibilidades”. Para Luciane de Carvalho, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da FUCAP- UNIVINTE, é “excelente a iniciativa da realização deste evento, pois o conhecimento da história permite que as comunidades tenham melhor orientação quanto ao futuro”, avaliou. Para Priscilla Lourenço, representante da Encantos do Sul Viagens, “este é um momento para nos sentirmos muito felizes. Um momento de união e trabalho coletivo entre empresas privadas, instituições de ensino, gestão pública e cidadãos tubaronenses em prol do desenvolvimento da cultura e turismo para o fortalecimento da economia de nossa região!”.

 

Estes são alguns dos apoiadores da Semana Dona Tereza Cristina:

 

Unisul, Fucap, Senac, Prefeitura Municipal de Tubarão – Departamento de Cultura, Escola de Musica Natural Arte, Pavimentadora Falchetti, Cervejaria Cambirela e Giba Cicle.

 

 

 

 

 Confira a Programação

 

 

 

12 a 18 de novembro

 

 

09:00 às 12:00 e das 13:30 as 17:00

 

Exposição Temporária “No tempo da Monareta”

A Exposição traz uma linha do tempo sobre a história da bicicleta e visa despertar no público memórias afetivas sobre esse objeto que ora é utilitário ora faz parte do fetiche e das lembranças das pessoas, além de incentivar o uso como transporte urbano não poluente e o cicloturismo.

 

 

12 de novembro

 

 

18:00h

 

PALESTRA: “TURISMO CULTURAL: A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL”

 

PALESTRANTE: Professora Luciane de Carvalho, Turismóloga, docente de cursos de graduação e pós-graduação, Mestrado em Gestão de Negócios e Formação Profissional pela UCES de Buenos Aires. Consultora de Turismo, como empresária e proprietária da Orbith Consutoria, também trabalha com prestação serviços de gestão empresarial em Turismo, Hotelaria, Marketing e treinamentos. Atualmente, coordena o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da FUCAP- UNIVINTE.

 

Conteúdo da Palestra: O Turismo Cultural é uma das tipologias de turismo que abarca outros segmentos como o Turismo gastronômico, o Enoturismo e o Turismo Ferroviário. A valorização do Patrimônio é fator de extrema importância para o desenvolvimento de ações efetivas em novos Produtos e Serviços Turísticos, o que leva ao desenvolvimento socioeconômico de uma região. A importância do planejamento das atividades para a qualidade nos serviços turísticos são temas que serão tratados na palestra.

 

 

19:00

 

 

DEBATE CULTURAL: “LUGARES DE FALA: Perspectivas sobre a representação étnica e cultural na arte”.

 

CONVIDADOS

 

Lucas Marcos: Artista Visual tubaronense que tem como temas de discussão das suas obras a representação étnica, cultural e social de diferentes grupos, como meio de provocar o debate, a reflexão e fomentar plataformas de discussão sobre os lugares de fala desses grupos em diferentes espaços da sociedade.

 

Aleida Cardoso: Professora, membro do Movimento afro “Mokineto”, ativista pelos direitos da comunidade afrodescendente e pela igualdade racial.

 

Conteúdo do Debate: Discutir o conceito de “lugares de fala” e sua implicação nos campos social e cultural, sobretudo na oportunização de espaços de diálogo e expressão de grupos étnicos e culturais em diferentes setores da sociedade, além de refletir sobre o papel da arte como meio de representação desses grupos e quem pode representa-los. Tensões e aproximações por meio de ações como educação patrimonial também farão parte dessa conversa.

 

 

13 de novembro

 

19:00h

 

DEBATE CULTURAL: “ SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA: o QUÊ, PRA QUÊ, PRA QUEM?”

 

O Debate Cultural é mediado por Silvana Silva de Souza, museóloga e Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Tubarão – COMPAC, para refletir com agentes públicos e privados, produtores culturais, artistas, entidades e demais interessados as políticas públicas tubaronenses para o setor da cultura e a importância de sua estruturação. A participação do público é fundamental para que haja um pleno debate a fim de mobilizar todo o setor para ações efetivas que favoreçam o campo cultural, além de instrumentalizar seus promotores.

 

14 de novembro

 

 

9:00

 

Apresentação Cultural – ERÊ: Os brincantes.

 

A Apresentação de Dança Afrobrasileira “ERÊ: Os brincantes” é uma realização da EMEB Faustina da Luz Patrício, coordenado pelo Professor de Capoeira Agostinho (Contra-mestre de Capoeira Pé de Moleque), em parceria com o Projeto Tração da FTC. Os alunos desenvolveram atividades de pesquisa nos campos corporal, rítmico, cultural, entre outros para criar uma apresentação cênica que valoriza e reverencia a ancestralidade afro-brasileira, além promover a educação e a cidadania por meio de ações culturais dentro no ambiente escolar.

 

 

19:00

 

 

 

DEBATE CULTURAL; “GESTÃO CULTURAL: A IMPORTÃNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA VIABILIZAR PROJETOS DE ENTIDADES CULTURAIS”.

 

 

O Debate Cultural tem como objetivo fomentar a produção cultural local, qualificando agentes e produtores culturais na formatação e execução de projetos, meios de fomento e financiamento e planejamento estratégico para grupos, entidades, associações que já promovem a cultura, mas ainda têm dúvidas de como dinamizar seu trabalho junto à comunidade. Também é fundamental para artistas que desejam dinamizar sua carreira artística de forma profissional, compreendendo os caminhos para promoção e divulgação de seu trabalho dentro do sistema de cultura e arte.

 

 

15 de novembro

 

15:00

 

Biketour: Vamos conhecer Tubarão de bicicleta.

 

Observe Tubarão de outras perspectivas. O passeio passará por vários pontos turísticos e históricos da cidade. Horário de concentração 14:30. Aberto para toda a família.

 

16h30 às 19h30

 

Happyhour no Museu Ferroviário”

 

É um espaço para que a comunidade possa vir, relaxar, encontrar os amigos, se divertir e ainda aproveitar o melhor dos nossos talentos musicais. Na ocasião estará à venda o Chopp da Cervejaria Cambirela. Venha participar. Músicos confirmados: Prika Lourenço, Alysson Oliveira e Natural Escola de Música.

 

16 de novembro

 

09:00 às 12:00 e das 13:30 as 17:00

 

Museu Ferroviário aberto à visitação

 

17 de novembro

 

Passeio Turístico Ferroviário: Trecho Tubarão – Laguna – Tubarão.

 

Vendas de passagens no Museu Ferroviário de Tubarão R$130,00 por pessoa (Passeio de trem, translado urbano de ônibus, almoço, citytour). Obs. Bebidas e porções extras não incluso.

 

18 de novembro

 

09:00 às 12:00 e das 13:30 as 17:00

 

Museu Ferroviário aberto à visitação