Setor da Construção Civil ganha atenção no Programa de Desenvolvimento Econômico de Tubarão

O plano Tubarão 180º foi iniciado em 2017 e visa o desenvolvimento pleno do município a partir de três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, educação e cidadania. O objetivo é transformar Tubarão na melhor cidade para viver em Santa Catarina, até 2020; no Sul do país, até 2030; e no país todo, até 2050.

 

Para auxiliar neste processo, a Administração Municipal firmou parcerias com algumas entidades, entre elas o Sebrae/SC, o qual implantou no município o programa Cidade Empreendedora. Através de 38 soluções práticas, o Sebrae oferece consultorias, seminários, oficinas, palestras, entre outras ações para diferentes áreas atendidas pela prefeitura. As soluções começaram a ser colocadas em prática em junho de 2017 e seguem em andamento ao longo deste ano.

 

Uma delas é o Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem), um dos planos norteadores para a construção do eixo de desenvolvimento e sustentabilidade, o qual está inserido no Tubarão 180º. O Pedem já concluiu a sua fase de elaboração do planejamento setorial de cada eixo estratégico, os quais foram definidos no Seminário de Definição dos Eixos Estratégicos, realizado em junho do mesmo ano, sendo: Logística, Cadeia da Construção Civil, Tecnologia da Informação e Comunicação, Comércio Varejista e Saúde.

 

 

Eixo da Cadeia da Construção Civil

 

 

O consultor do Sebrae/SC, Fiorindo Fontana, responsável pela implantação do Pedem em Tubarão, afirma que a Cadeia da Construção Civil foi definida como um eixo estratégico do Pedem, em Tubarão, por ser representativo no conjunto de suas atividades dentro do desenvolvimento econômico do município.

 

Hoje, esse eixo representa 9,3% do Valor Adicionado Fiscal para Tubarão, com R$ 154 milhões para a formação do retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Além disso, as empresas que formam a Cadeia da Construção Civil representam 12,6% das empresas de Tubarão, num total de 1.016. Os empregos gerados por essas empresas somam 4.837 postos de trabalho, correspondendo a 13,8% dos empregos de Tubarão”, explica Fontana.

 

Ainda conforme ele, estes dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2016, e da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, referente ao Valor Adicionado Fiscal de 2015.

 

No seminário, os participantes também firmaram que a Visão de Futuro da Cadeia da Construção Civil, dentro de uma perspectiva de 10 a 15 anos, é “ser reconhecido, na região Sul do Brasil, como um polo de atuação colaborativa nas soluções inovadoras na prestação de serviços e fabricação de produtos, com valor agregado, garantindo a sustentabilidade do negócio”.

 

Com base nesta Visão de Futuro, o grupo levantou os pontos favoráveis que já existem no ecossistema da Construção Civil e os pontos restritivos no desenvolvimento do setor. Estes elementos foram importantes para o eixo traçar as estratégias para atingir a visão de futuro e superar gargalos encontrados.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, “o setor da construção civil representa um importante vetor de desenvolvimento da cidade, respondendo não só por importante parcela de geração de emprego e renda, mas também por acreditar no projeto de transformação da cidade, investindo neste sentido.”

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, destaca que “o eixo da Construção Civil faz parte dos sete setores estratégicos definidos pelo município, em conjunto com o setor produtivo, como sendo os mais relevantes para a economia local, sendo inclusive um dos setores representados no Comitê de Desenvolvimento Econômico que está sendo criado a partir da secretaria.”

 

A coordenação ficou a cargo de participantes do eixo, com suporte da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) do município e Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Região da Amurel (Sindimad).

 

Entretanto, estão sendo realizadas tratativas para que o eixo seja transformado em um Núcleo da Acit, continuando com o apoio das demais entidades. Na transformação em Núcleo, o planejamento do eixo será mantido, sendo agregada a ele toda a expertise do Projeto Empreender, colaborando com a execução das estratégias e governança do Núcleo, com o intuito de alcançar a visão de futuro, contribuindo com o desenvolvimento econômico de Tubarão”, finaliza Fontana.

 

 

Fonte:

 

Nazario & Bortot Comunicação

Assessoria de Imprensa Sebrae/SC CR Sul

 

Texto: Vanessa Amando