Polícia Federal publica convênio que autoriza GMT a portar arma de fogo

O processo burocrático que permite a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) voltar a portar armas de fogo está bem próximo de um desfecho. Com a publicação do convênio entre o município e a Polícia Federal, ocorrida segunda-feira (29) no Diário Oficial, a prefeitura agora aguarda por alguns expedientes protocolares para que os agentes da guarda voltem a usar as armas de fogo.

 

De acordo com o secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Nilton de Campos, um representante da Polícia Federal é esperado em Tubarão para apresentar os números dos portes, o que, finalmente, marcaria o encerramento do processo que dura mais de um ano.

 

“Não temos a data precisa para isso, mas estamos na etapa final. Os cursos foram feitos e o convênio está publicado”, destaca o secretário.

 

Para que os agentes pudessem voltar a utilizar as armas foi necessário cumprir uma série de etapas. A primeira delas foi o Curso Complementar de Tiro Policial para uso de Arma Semi-Automática e de Repetição. Depois ocorreu a formalização para emissão do porte de arma de fogo, a entrega dos coletes à prova de balas, avaliação psicológica e outros trâmites que envolveram documentos.