Grupos de Tubarão encantam em Festival de Corais

A arte do canto coral foi mais um presente para os tubaronenses comemorarem juntos o aniversário de 1478 anos do município.

 


Na noite de domingo (20), cerca de 120 vozes se apresentaram no Festival de Corais, realizado no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

 


O prefeito Joares Ponticelli abriu o evento e ressaltou a importância do espaço para a difusão da cultura. “Nesta semana faremos a inauguração oficial da arena, mas desde o ano passado este local vem se consolidando como palco de importantes eventos voltados à família tubaronense. Esperamos que seja cada vez mais usado para manifestações culturais, como a que vamos acompanhar nesta noite e para atividades esportivas e de entretenimento”.

 


O Coral Universitário da Unisul foi o primeiro a se apresentar. Criado em 1995, o grupo é formado, principalmente por acadêmicos da universidade e é regido pela maestrina Maria Miranda da Silva. Músicas populares e até clássico de Roberto Carlos foram apresentadas pelos coralistas.

 


O coral GAM Em Cantos foi o segundo a entrar no palco. Regido pelo maestro Ademir Henrique da Silva, o grupo composto por funcionários da empresa GAM e admiradores do canto coral e trouxe para o festival músicas sacras.

 


A terceira apresentação da noite ficou por conta do grupo folclórico Ricordi d’ Itália. Composto por homens descendentes de italianos, o grupo, sob a regência de Flaviano Cenci, prioriza o canto italiano folclórico e sacro, em homenagens às origens.

 


O Festival de Corais foi encerrado com a apresentação do Coral Municipal de Tubarão. Prestes a completar 20 anos, o grupo regido pelo maestro Geraldo Corrêa fechou o evento trazendo um repertório composto por músicas nacionais como Nossa Canção, até clássicos como Tango para Tereza e Only You.

 


Quem não teve a oportunidade de prestigiar o Festival, terá uma nova chance nos dias 2 e 3 de junho, quando acontecerá o Cantitália. O evento integrará a programação da 2ª Festa da Fortaia, que também acontecerá na Arena Multiuso, de 1º a 3 de junho.