Encontro com entidades será realizado para discutir Plano Municipal de Turismo

Nesta quarta-feira (4), das 13h30 às 21 horas, ocorre no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) o primeiro encontro com os representantes das entidades que farão parte do desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo, elaborado por meio da parceria firmada entre a secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Senac de Santa Catarina.

 

O Plano Municipal de Turismo – Uma Construção Coletiva tem o objetivo de ordenar e integrar esforços que visam desenvolver a atividade turística no município, ao definir e orientar ações para o turismo local através de objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, em conjunto com as políticas estadual e federal da área, e que leve em conta as peculiaridades, vocações e anseios autuais e futuros da sociedade.

 

“A responsabilidade destas questões não é exclusiva dos governos, mas também de empresários, profissionais, organizações não governamentais, sindicatos e comunidades, que devem participar e se comprometer com os resultados decorrentes dos projetos turísticos”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico Alexandre Moraes.

 

 

 

Inventário Turístico – Uma das atividades do Plano Municipal de Turismo é o inventário da Oferta Turística. E para o levantamento de dados se faz necessário o apoio de todo o trade e demais agentes, direta e indiretamente envolvidos com o turismo do nosso município, no que se refere ao preenchimento dos formulários que serão disponibilizados pela equipe técnica da Prefeitura.

 

O Inventário Turístico é um processo de levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo. Tem por finalidadeservir como base única de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística. Este procedimento permite conhecer as características e a dimensão da oferta, o que necessita ser melhorado ou aperfeiçoado, indica quais as iniciativas que devem ser tomadas e que podem permitir ao município desenvolver o turismo mais competitivo e sustentável. Desta forma, é possível planejar e investir com mais segurança, balizando os negócios e as políticas de turismo.