Prefeito Joares prestigia anúncio de obras do sistema de esgoto

O prefeito Joares Ponticelli acompanhou nesta quarta-feira (21) a apresentação do cronograma de obras do Sistema de Esgoto da Tubarão Saneamento, que até o final de 2019 vão representar um investimento de R$ 58 milhões. O plano de investimento foi detalhado no auditório da Estação de Tratamento de Água, no bairro Fábio Silva.

 

A primeira etapa das obras contempla uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Congonhas, estações elevatórias de esgoto e aproximadamente 30 mil metros de rede. As redes coletoras de esgoto serão implantadas até o fim do contrato de concessão. Nessa primeira etapa, os bairros contemplados serão Centro, Vila Moema e Recife e as obras terão 2.400 metros de coletor tronco, 30 mil metros de rede coletora, uma elevatória de esgoto, 4,6 mil metros de linha de recalque, a estação de tratamento e 4.300 metros de emissário final (que devolverá a água tratada no rio Tubarão). Cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas nessa fase.

 

O planejamento da Tubarão Saneamento é disponibilizar o tratamento de esgoto para 94,68% da população de Tubarão até o ano de 2041. Para isso, serão necessários 500 mil metros de rede e 50 estações elevatórias para que a estação de tratamento receba 305 litros de esgoto por segundo.

 

“Estou muito satisfeito com tudo isso. Na semana passada visitei o local onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto. Sinto que agora as coisas efetivamente vão andar e peço que a gente possa continuar assim, construindo com transparência com toda verdade que têm sido as balizadoras da nossa relação, do Poder Público municipal com a agência reguladora e a concessionária. Os que nos antecederam e todos nós temos uma dívida grande com essa cidade e precisamos acelerar para recuperar o tempo perdido. Brevemente os nossos filhos e netos irão colher os resultados desse esforço, que é uma cidade com mais qualidade de vida”, disse o prefeito Joares.