Livro “O mapa da vida”é lançado em tarde de autógrafos

O primeiro livro produzido por alunas do programa Mulheres Mil foi lançado nesta quinta-feira (10), em uma tarde de autógrafos. Estiveram presentes no Centro de Referência Assistência Social (CRAS II), no bairro Passagem, o prefeito Olavio Falchetti, a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social Jane Dal Bó Falchetti, a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza, a coordenadora do Mulheres Mil de 2013 Jaqueline Fernandes, o vereador Joel de Almeida, o diretor de Expansão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) Caio Alexandre Martini Monti e a diretora-geral do IFSC Tubarão Rita de Cássia Flôr.

“O Mapa da Vida” é o título do primeiro livro produzido pelas alunas do curso de Zeladoria e Pequenos Reparos, através do programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a prefeitura de Tubarão. De acordo com a professora de português Jane Nowasco, o nome do livro é uma metáfora ao mapa geográfico. “O livro mostra lugares que as alunas seguiram através de uma viagem ao passado resgatando suas histórias. Elas fizeram uma travessia e acharam caminhos para falarem de suas vidas, de coisas vividas, esquecidas e relembradas através de palavras, cores e desenhos”, destaca.

Uma das autoras do livro, Marli Tereza de Souza Ferreira, representou suas colegas em um discurso emocionado de agradecimento. “Eu era sozinha e passava por dificuldades como todas as outras. Entrar para o programa Mulheres Mil foi o que eu fiz de melhor em minha vida. Tenho orgulho de ter participado do programa e agradeço muito a todos os professores e colaboradores, pois lá nós formamos uma família”, comenta Marli Tereza.

Para a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social, Jane Dal Bó Falchetti, o livro marca uma individualidade própria de cada uma de suas autoras. “A vida e a história de cada uma das alunas foi o que materializou este livro. A partir de momentos tristes elas construíram momentos felizes como este. Desejo que elas não se permitam a parar de construir os seus mapas de vida”, afirma Jane Dal Bó Falchetti.

A sessão de autógrafos iniciou logo após os discursos de agradecimento, onde as alunas entregaram um exemplar do livro a cada autoridade presente. O livro “O Mapa da Vida” também foi encaminhado diretamente a presidenta Dilma Roussef, além de abranger fronteiras internacionais, sendo que alguns exemplares também foram encaminhados ao Canadá.

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade. Em Tubarão, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos CRAS I (Morrotes) e CRAS II (Passagem), desenvolvem o programa em parceria com a Fundação Municipal de Educação.

 

 

Tayná Rosick/PMT