Diagnóstico de Tubarão é apresentado pelo Sebrae

Cerca de 75% da arrecadação de Tubarão vem do comércio e dos serviços, 24% da indústria e apenas 1% da agricultura. A estimativa é de que na cidade existam cinco mil empresas e em torno de 38 mil empregados formais. Esses são apenas alguns dados que compõem o diagnóstico “Tubarão em Números”, estudo no qual estão compilados os dados gerais do município.

No diagnóstico entregue pelo Sebrae à prefeitura de Tubarão, na noite da última segunda-feira (28), estão informações mercadológicas, sociais, econômicas e de infraestrutura, que traçam um perfil da cidade. Em 120 páginas, são apresentados números e comparativos baseados em dados secundários públicos, originários de fontes oficiais de órgãos do governo estadual e União. “Mais do que uma reunião de dados estatísticos, o “Tubarão em Números” diferencia-se pelo estabelecimento de comparativos e análises que servem de insumos para instrumentalização dos subsequentes estudos e planejamento das ações promotoras de desenvolvimento da cidade”, avalia o superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli.

A pesquisa, com mais de uma centena de variáveis de análise, começou a ser elaborada em maio e é mais uma etapa do programa Tubarão 180º, que propõem transformar a cidade e elevar todos os índices até o ano de 2050, quando Tubarão completa 180 anos de emancipação. “Esse estudo é uma bússola, que vai nortear não só as ações de nosso governo, como também servirá de base para as próximas administrações. E essa parceria com o Sebrae é fundamental para levar o município ao patamar que queremos”, frisa o prefeito Joares Ponticelli.

Ao final do evento, que contou com a presença de diversos convidados, entre eles, o deputado estadual Gelson Merísio, o superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli fez a entrega de uma cópia do estudo às autoridades que participaram da solenidade. Essa é a primeira fase dos trabalhos que o Sebrae vai prestar ao município, por meio do programa Cidade Empreendedora. Até o final de 2018, serão entregues 35 soluções voltadas ao desenvolvimento de Tubarão.

O estudo completo pode ser acessado no anexo abaixo.