Projeto ‘Tubarão 180º – Uma nova cidade’ é lançado

Uma ação que pretende planejar Tubarão para os próximos 33 anos. O projeto ‘Tubarão 180º – Uma nova cidade’ foi apresentado nesta terça-feira (23) e tem o objetivo de construir uma nova cidade, tornando-a referência de desenvolvimento para todo o país. A cerimônia de lançamento ocorreu na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva e contou com a presença de representantes de entidades de diversas áreas como educação, indústria, comércio, construção civil, emprego, política. O governador do estado, Raimundo Colombo, foi um dos convidados para o ato. O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan também estava presente.

O projeto foi planejado com base em três grandes eixos: Desenvolvimento e Sustentabilidade, Educação e Cidade e Saúde e Qualidade de Vida. Em cada um, diversos projetos vão contemplar áreas específicas. “Queremos tornar Tubarão a melhor cidade do país para se viver. Contamos com a energia e apoio de todos. Os desafios são muitos, mas vamos conseguir atingir nosso objetivo”, destacou o prefeito Joares Ponticelli. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Moraes, ressaltou que inovação, emprego e renda, saúde, mobilidade, sustentabilidade, segurança, educação e empreendedorismo são os principais pontos abordados, a partir dos quais serão criados projetos e programas para incremento das áreas afins. “É um projeto grande, mas viável, pois é feito de pequenas ações, que são bem pontuais e possíveis de serem colocadas em prática”, avaliou.

Para o governador o projeto Tubarão 180º desenvolvido pela prefeitura é muito importante. “É muito bom termos um plano, um rumo, buscar resultados, construir sintonia com toda equipe, fazer com que o esforço se multiplique e o resultado seja mais forte. Tubarão está de parabéns pela iniciativa”. 

Protocolo de intenções – Na ocasião o governador Raimundo Colombo assinou o protocolo de intenções para urbanização do entorno da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, no valor de R$ 5,4 milhões e o termo de compromisso para o lançamento do edital de licitação para retomada e conclusão do Centro de Inovação.

“São investimentos importantes. A arena vai ficar completa e corresponder a grandeza e a importância que ela tem e terá para cidade. As obras do Centro de Inovação serão retomadas. A empresa responsável acabou abandonando as obras. Agora conseguimos resolver todas as pendências democráticas e legais. O Centro Inovação é fundamental para o desenvolvimento da nova economia, uma área que vai gerar muitos empregos, principalmente para os jovens. E também vai fazer com novas empresas nesta área da tecnologia sejam criadas”, disse o governador. 

O Centro de Inovação faz parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), com o objetivo de promover ações que tragam melhorias na economia do Estado, com a capacitação de pessoas e empresas. O edifício em Tubarão terá 3,8 mil metros quadrados de área construída. O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, disse que o projeto será importante no fortalecimento da economia, das cadeias regionais e é fundamental para o crescimento do Estado.

Sobre as melhorias do entorno da arena o prefeito destacou que vai se constituir em mais um espaço de convivência e lazer da cidade, pois a área é grande. “Nos dias de eventos vai permitir um estacionamento confortável e nos outros dias e horários vamos ter atividades permanentes.”

Posse – Na ocasião também foram empossados 17 representantes que farão parte do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação. (Anexo)