Campanha contra Influenza prioriza idosos e doentes crônicos

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina começa na próxima segunda-feira (17) e se estenderá até 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional, conforme o novo calendário anunciado pelo Ministério da Saúde (MS).

Durante os dias de 17 a 21 de abril, é priorizada a imunização das pessoas com 60 anos ou mais e dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A decisão de iniciar com esse público alvo baseou-se por ser o grupo que mais houve internações e mortes em 2016. Esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza no ano passado em Santa Catarina.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, alerta que a qualquer sinal de sintomas da gripe o paciente deve procurar uma unidade de saúde para receber o tratamento adequado. “É importante salientar que além da vacinação, que tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a gripe”, reforça Daisson. Medidas simples de higiene, como lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, sempre utilizar álcool gel, ajudam na prevenção.

Este ano, o público alvo da campanha foi ampliado a partir da inclusão dos professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas. Devem também ser vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas – até 45 dias após o parto, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, e os funcionários do sistema prisional.

Novidade de 2017

A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público alvo. Para receber a vacina, basta se dirigir a uma unidade de saúde com sala de vacina. Os professores precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e as pessoas dos grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam apresentar prescrição médica com a indicação para a vacina.

Quem pode se vacinar?

Poderão se vacinar todas aquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco: pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, apenados e pessoas que trabalham no sistema prisional, professores das redes pública e privada, e toda a população indígena. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias, incluindo asma, cardiovasculopatias, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros, obesidade e pacientes com tuberculose, de todas as formas.