Com apoio do bolsa-atleta, judoca disputará campeonato sul-brasileiro

Uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos no município de Tubarão, e o judô. A Associação Tubaronense de Judô (ATJ) é a entidade responsável pelo desenvolvimento dos atletas da modalidade. Os senseis Jaison Tavares e Thiago Flores, coordenadores técnicos vêm revelando talentos do esporte em Santa Catarina.

Os atletas são revelados em escolinhas e um dos locais que a entidade mais selecionou atletas para a modalidade é a Combemtu.

Ao todo, oito atletas da modalidade são contemplados pela Fundação Municipal de Esportes com o bolsa-atleta e dois deles, Luan de Melo Domingos e Rodrigo Almeida da Rosa, são oriundos da escolinha de judô da Combemtu. “Eles treinam comigo duas vezes por semana e nos outros cinco dias, treinam na sede da ATJ. Fico feliz com o empenho e dedicação deles”, comentou o sensei Jaison Tavares.

Aos 16 anos, Luan, atualmente, é o segundo melhor no ranking estadual, na categoria sub-18, (-55kg). O atleta é o segundo filho de um total de sete irmãos. Morador do bairro São João (MD) tem dois ídolos na modalidade, os judocas Tiago Camilo e Flávio Canto.

Luan participa no próximo fim de semana, em Porto Alegre (RS), do campeonato sul-brasileiro, região cinco, onde estarão reunidos atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

A coordenadora pedagógica da Combemtu, Raquel Oliveira Marcírio, acredita que o incentivo dado aos atletas da entidade, por meio do bolsa-atleta, é uma forma de fomentar a modalidade na entidade revelando talentos.

No futuro. Luan espera concluir o ensino médio e cursar Educação Física. “Quero passar o que eu aprendi para os mais jovens”, fala o atleta com um sorriso jovial no rosto.

No fim da visita, o diretor-presidente da FME, Luiz Ernani Buerger, parabenizou a Combemtu e o trabalho dos senseis Jaison Tavares e Thiago Flores. “Aqui na Combemtu, santo de casa faz milagre sim! Espero que o bolsa-atleta sirva de incentivo para que os atletas tenham dedicação total à prática do judô”.